Estudo revela descoberta no Castelo de Praga de fragmentos de baunilha mais antigos da Europa (FOTO)


Segundo o estudo publicado na revista Journal of Archaeological Science: Reports, o achado representa os restos mais antigos desta planta de origem americana alguma vez desenterrada na Europa.
Os europeus que vieram para a América na era dos Descobrimentos encontraram uma série de plantas frutíferas, que com o tempo ganharam popularidade do outro lado do oceano: desde milho e tomates a abacate e pimentão. Uma das plantas que se tornou popular na Europa, foi a baunilha (Vanilla planifolia), cujos frutos têm sido muito apreciados pelos habitantes da Mesoamérica.

© Foto / Jaromír Beneš et al./Journal of Archaeological Science: Reports, 2025Descobrem no Castelo de Praga fragmentos de baunilha mais antigos na Europa

Descobrem no Castelo de Praga fragmentos de baunilha mais antigos na Europa - Sputnik Brasil, 1920, 28.03.2025

Descobrem no Castelo de Praga fragmentos de baunilha mais antigos na Europa
Uma equipe de cientistas britânicos e tchecos, liderados por Jaromir Benes da Universidade da Boêmia do Sul, relatou sobre os resultados das escavações no centro histórico de Praga. Entre outras coisas, na camada entre o soalho queimado durante o intenso incêndio de 1541 e o soalho construído a partir de madeira colhida no último quarto do século XVII, arqueólogos encontraram restos de uma série de plantas, incluindo amendoim, abóbora e oliveira, entre outras.
No entanto, a descoberta que chamou mais atenção dos pesquisadores foram fragmentos de uma vagem de cor marrom-clara, que tinha pouco mais de sete centímetros de comprimento. Segundo especialistas, a análise química confirmou que se trata mesmo de baunilha trazida da América.
Os cientistas determinaram que o achado em Praga representa os restos mais antigos conhecidos de uma fruta de baunilha já encontrada na Europa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Juiz manda prefeitura de Campinápolis regularizar água e aplica multa milionária
Próxima Lula confirma que planeja comparecer em Moscou para a celebração do Dia da Vitória