Estudante da UFMT desenvolve sistema de dados para o TCE


O trabalho de conclusão de curso do estudante Adriano Mello Colombo, do curso de Ciências da Computação, resultou no desenvolvimento de um sistema de Gerenciamento de Contratos e Licenças que será utilizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. O projeto foi apresentado nesta quarta-feira, 24/05, para dois representantes do TCE-MT que participaram da banca de defesa do TCC no Instituto de Computação como consequência do estágio desenvolvido pelo estudante por meio do convênio entre UFMT e TCE-MT.

O trabalho foi orientado pela professora Vanice Canuto Cunha com a banca que teve a participação  do professor Saulo Reis, do departamento de engenharia elétrica.

O gerente de projetos da Secretaria de Tecnologia da Informação do TCE, Marcio Ribeiro Almeida destacou a qualidade da formação acadêmica da UFMT que vem contribuindo com instituições públicas como o TCE. Para o assessor de tecnologia da informação do TCE, Murilo Vilella, o sistema desenvolvido em parceria com UFMT será essencial para a melhoria dos serviços do setor com impacto na sociedade.

O sistema visa simplificar o trabalho de tecnologia da informação da assessoria de TI do Tribunal de Contas do Estado, substituindo a gestão manual de contratos, como explica Adriano. “Os contratos e renovações de contratos eram feitas em planilha excel e inseridos manualmente no banco de dados. Com o desenvolvimento do sistema o trabalho passa a ser automatizado. Isso evita possíveis erros na hora de inserção dos dados e mesmo a perda de documentos”, afirma o estudante.

Com o processo de inovação a gestão dos ativos ganhará transparência, permitindo o controle, monitoramento e registro de todas as etapas relacionadas aos contratos e licenças de software. Outras vantagens incluem o controle de prazos, a padronização e centralização do armazenamento, além da facilidade na geração de relatórios e estatísticas. O projeto faz parte do convênio Inovação nos produtos, processos e serviços de tecnologia da informação.

Fonte: ufmt

Anteriores Prefeito oficializa doação de área para construção do hospital universitário da UFR
Próxima SSL abre inscrições para o curso Introdução ao Processo Legislativo