Estes são os carros que vão sair de linha em 2023; veja se o seu está na lista


O ano de 2022 marcou a despedida de carros muito conhecidos dos brasileiros, como os Volkswagen Gol e Voyage, Renault Sandero e Hyundai ix35. Em 2023, a lista de carros que vão sair de linha por enquanto é mais discreta, com sete modelos.

A Chevrolet é a marca que mais vai reduzir a linha até o fim do ano, com quatro carros dando adeus ao mercado. Kia, Jaguar e Renault completam a lista. Confira abaixo:

Não, você não está lendo errado. A dupla Bolt e Bolt EUV chegou há pouco tempo no Brasil, mas vai sair de linha ainda esse ano. Isso porque os dois modelos terão a produção encerrada nos Estados Unidos com o objetivo de abrir espaço para novos carros elétricos com a plataforma Ultium.

O hatch estreou em agosto de 2022 e custa R$ 329 mil. Já o SUV, apesar de ser maior e mais espaçoso custa menos: R$ 279 mil. O lançamento foi há pouco mais de dois meses, mas a versão EUV sairá de linha assim que o lote de 200 unidades destinadas ao Brasil for vendido (veja aqui o teste).

Os dois modelos têm motor elétrico de 203 cv e 36,7 kgfm de torque. A autonomia é parecida: 377 km para o SUV e 390 km no hatch, segundo o Inmetro.

A “limpa” na gama da Chevrolet também vai acabar com outra dupla: Cruze hatch e sedã deixarão de ser produzidos na Argentina ainda em 2023, encerrando de vez a participação da fabricante norte-americana no segmento de médios.

Desde 2018, a fábrica de Rosário é a única no mundo que ainda produz o Cruze. O modelo passou a ser feito no país vizinho em 2016 e passou por uma reestilização em 2019. Atualmente, o sedã é oferecido em quatro versões e preços partindo de R$ 149.390 e o hatch em configuração única, RS, por R$ 168.990. Nos dois casos, o motor é 1.4 turbo de 153 cv e o câmbio automático de seis marchas.

Depois de onze anos, o Jaguar F-Type terá a produção encerrada no Reino Unido. Para celebrar o legado de 75 anos da linha de esportivos, a marca britânica lançou uma edição de despedida.

Para o Brasil, serão apenas 14 unidades – duas ficarão com a própria fabricante. Assim, quando os 12 exemplares forem vendidos (o que deve acontecer em alguns meses), o F-Type estará oficialmente fora de linha.

A Jaguar decidiu encerrar a produção do esportivo para focar em modelos elétricos. Para essa despedida, o F-Type 75 Years oferecido no Brasil por R$ 612.977 traz carroceria cabriolet e motor 2.0 turbo de 300 cv.

O segmento de sedãs médios acaba de perder mais um representante. A Kia interrompeu as vendas do Cerato no Brasil. Entre janeiro e junho, foram emplacadas apenas 14 unidades – menos do que modelos como Audi e-tron GT, Jac E-J7 e McLaren Artura.

A Kia afirma que estuda o retorno do modelo, mas por enquanto não há qualquer movimentação nesse sentido. A volta do sedã poderia ser facilitada pelo fato de o Cerato ser produzido no México, que tem acordo comercial com o Brasil para isenção do imposto de importação.

Por lá, há uma versão com facelift em 2021 e motor 1.6 turbo. Mas é pouco provável que ela seja lançada por aqui. Uma nova geração pode ser lançada pela Kia no ano que vem.

As vendas do Renault Captur já não eram expressivas no Brasil, ainda que o SUV compacto tenha recebido o motor 1.3 turbo e passado por uma reestilização discreta. Com a invasão da Ucrânia pela Rússia e o consequente isolamento do país com o resto do mundo, a situação ficou ainda mais complicada.

Isso porque diversos componentes do Captur eram importados da Rússia. Assim, a venda das fábricas e encerramento da operação no país praticamente decretaram a morte do SUV também no Brasil.

O fim da produção em São José dos Pinhais (PR) deve acontecer em breve. E assim que os estoques acabarem, o Captur estará oficialmente fora de linha no Brasil. O Captur sequer aparece entre os 40 SUVs mais vendidos no primeiro semestre. Isso significa que foram menos de 514 emplacamentos no período.

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Fonte: direitonews

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