Não é segredo para ninguém que, nos últimos anos, o mercado automotivo foi tomado pelos SUVs. Atualmente, a categoria representa a maior fatia de vendas do Brasil. E embora não lidere o ranking dos mais vendidos, o Fiat Pulse é o SUV mais barato do país em 2024, com tabela inicial de R$ 102.990. Pois agora, Autoesporte elencou uma lista com cinco SUVs usados nessa faixa de preço.
O levantamento foi feito com base na tabela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Além disso, traz modelos com produção entre 2013 e 2019.
O Jeep Compass já ocupou o lugar de SUV mais vendido do Brasil em 2017 e 2018. E se você tem R$ 102 mil para gastar, o Compass Sport 2019 pode ser uma boa opção de compra. O modelo é equipado com o motor 2.0 flex que entrega até 166 cv de potência e 20,5 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. E o câmbio automático de 6 marchas.
Em termos de consumo, faz médias de 6,1 km/l com etanol e 8,8 km/l com gasolina na cidade. Já no ciclo rodoviário, os números ficam em 7,5 km/l e 10,8 km/l, respectivamente.
Quando o assunto é lista de equipamentos, o SUV agrada por ser bem equipado. O Compass Sport traz controle de estabilidade e tração, faróis de neblina, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, sistema start-stop e chave presencial. Ar-condicionado digital, computador de bordo, conexão bluetooth e espelhamento de tela do celular também entram na lista.
Entretanto, se você busca por um carro um pouco mais rebuscado, é possível comprar um Volvo XC60 2017 nessa mesma faixa de preço. O SUV oferta uma lista de equipamentos que chama atenção com itens como sensores de estacionamento traseiro, frenagem automática de emergência, luz traseira de neblina e assistente de partida em rampa, por exemplo.
Outros recursos como controle automático de velocidade, sistema start-stop, freio de estacionamento elétrico, volante multifuncional, computador de bordo e conexão bluetooth também entram na lista.
Sob o capô, o Volvo XC60 2017 chama atenção pelo desempenho. Afinal, o motor 2.0 a gasolina que entrega até 245 cv de potência máxima e 35,7 kgfm de torque. A transmissão, por sua vez, é automática de 8 marchas. No consumo, o SUV roda 8,2 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada.
Com R$ 100 mil em mãos, também é possível comprar um BMW X1. Até mais barato, na verdade. O modelo, ano 2016, está disponível por R$ 91.259, segundo a tabela Fipe. O X1 é equipado com motor 2.0 flex de 192 cv de potência e 28,5 kgfm de torque, atrelado ao câmbio automático de 8 velocidades. Cabe reforçar que a opção de combustível é apenas gasolina. Assim, a média de consumo na cidade fica em 10,4 km/l, enquanto no rodoviário é de 13,4 km/l.
O SUV da BMW vem com faróis de LED, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital, freio de estacionamento elétrico, faróis com acendimento automático, conexão USB e bluetooth, computador de bordo, espelhamento de celular, entre outros.
Há exatamente um ano, a Audi retomou a produção nacional do Q3 no Brasil (na modalidade SKD). Mas o SUV premium é uma boa escolha entre os usados para quem busca desempenho e boa lista de equipamentos. O modelo é equipado com o motor 2.0 TFSI de 211 cv de potência máxima e 30,6 kgfm de torque, atrelado a uma transmissão automatizada de 7 marchas. No consumo, são 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada.
De série, o SUV da marca das quatro argolas oferta airbags frontais, laterais e de cortina, bem como faróis de neblina, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e dianteiro, teto panorâmico e controle automático de velocidade, por exemplo.
Mas não para por aí. O modelo também traz conexão bluetooth, banco do motorista com ajuste de altura, retrovisores rebatíveis eletricamente, rodas de liga leve, computador de bordo e conexão bluetooth.
Outra opção é o Evoque Pure Tech, ano 2013. Mesmo sendo um dos mais antigos da lista, ainda oferece bons recursos como assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, alerta de ponto cego, ar-condicionado digital, função Auto Hold, computador de bordo e ajuste elétrico dos retrovisores.
Sob o capô, o Range Rover Evoque é equipado com o motor 2.0 a gasolina de 240 cv de potência e 34,7 kgfm de torque. A transmissão é automática de 6 marchas. O consumo, no entanto, não é um dos destaques e apresenta médias mais baixas em relação aos outros modelos da lista. No ciclo urbano, a média fica em 6,6 km/l no ciclo urbano. Já na estrada sobe para 8,6 km/l.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews