Estados-membros da UE concordam em suspender totalmente o acordo de facilitação de vistos UE-Rússia


24498613

O chefe de política externa da UE, Josep Borrell, disse nesta quarta-feira que os Estados-membros do bloco chegaram a um acordo político para suspender o acordo de facilitação de vistos UE-Rússia.

“Nós concordamos politicamente, este não é um texto legal, mas é um acordo político, concordamos que algo deve ser feito e, portanto, deixe-me tentar resumir em termos concretos o que concordamos politicamente. Em primeiro lugar, a suspensão total do acordo de facilitação de vistos UE-Rússia”, disse Borrell em entrevista coletiva.

De acordo com Borrell, a suspensão do acordo de facilitação de vistos UE-Rússia vai resultar em uma grande queda nos vistos emitidos para os russos e deve ajudar a evitar que as restrições de visto sejam contornadas.
“Isso reduzirá significativamente o número de novos vistos emitidos pelos estados europeus. A obtenção de vistos se tornará mais difícil e demorada”, disse.
O chanceler acrescentou ainda que os ministros das Relações Exteriores da UE prepararam recomendações para os Estados-membros sobre o que fazer com os vistos que já foram emitidos para os russos.
A ministra das Relações Exteriores da Alemanha, Annalena Baerbock, durante coletiva de imprensa conjunta por ocasião de uma reunião fechada do gabinete alemão, no palácio Schloss Meseberg em Meseberg, perto de Granese, nordeste da Alemanha, 30 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 30.08.2022

“Tem sido um debate longo e construtivo, algumas preocupações foram levantadas sobre, não os novos vistos, não o fluxo de novos vistos sendo concedidos, mas […] sobre os milhões de vistos existentes e houve um entendimento comum de que isso também deve ser abordado e essa situação também precisa de uma abordagem comum, é por isso que concordamos em convidar a Comissão a analisar essa situação complexa e fornecer diretrizes”, disse Borrell.

O principal diplomata da UE acrescentou que os russos vão poder solicitar algumas categorias de vistos.
“Isso permitirá que os vistos sejam concedidos individualmente em uma declaração completa sobre cada caso individual e especialmente para grupos específicos de pessoas”, disse Borrell.
Os ministros das Relações Exteriores da UE se reúnem na capital tcheca desde a terça-feira (30) para concordar com mais sanções contra a Rússia. Finlândia, República Tcheca, Polônia, Letônia, Lituânia e Estônia pediram que as viagens da Rússia sejam limitadas ao nível mínimo, enquanto os demais países ocidentais da união sugeriram uma abordagem mais personalizada.
No início de agosto, a Comissão Europeia disse que os países-membros não podiam parar completamente de emitir vistos Schengen para cidadãos russos, acrescentando que os mesmos poderiam decidir por si sobre a emissão de vistos Schengen de curto prazo e considerar cada solicitação individualmente.
Anteriores Serena Williams se despede das duplas com eliminação ao lado de Venus no US Open
Próxima Van Buren é o novo piloto de simulador e desenvolvimento da Red Bull na F1