Para enfrentar o déficit de vagas e preparar a rede estadual de educação para suportar o crescimento de Sinop nos próximos anos, o Governo de Mato Grosso está preparando a construção de 3 escolas no município. As novas unidades vão incrementar a rede estadual com 72 salas de aulas.
Duas licitações já foram lançadas para proceder com a contratação. A primeira é a concorrência eletrônica 002/2025/Seduc, que será aberta no dia 7 de agosto. Nesse certame o Estado contratará o projeto e construção das escolas no Residencial Daury Riva e no Residencial Santa Cecília. O teto do contrato foi fixado em R$ 42.439.967,23, cobrindo projeto e execução das duas unidades. A segunda licitação é a concorrência eletrônica 007/2025/Seduc, publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (1), e que será aberta no dia 23 de setembro. A concorrência vai contratar a construção da Escola no Jardim das Oliveiras.
Nos dois certamente a modalidade será a contratação integrada – em que a empresa que for contratada deverá apresentar uma solução completa desenvolvimento e execução dos projetos básico, complementar e executivo para a construção. Vence que fizer a oferta com menor preço. No entanto, os editais limitam a habilitação pela técnica. A empresa precisa ter experiência com a construção com materiais pré-moldados e pré-fabricados, com escala industrial.
O argumento é a agilidade na construção. O Estado prevê 240 dias para concluir as obras a partir da emissão da ordem de serviço. Ou seja, caso se concretize o planejamento, as escolas estarão prontas ainda no último ano de mandato do governador Mauro Mendes.
As três escolas a serem construídas compartilham de estruturas semelhantes. Cada uma terá 24 salas de aula, refeitório com cozinha, quadra poliesportiva com vestiário e piscina. A escola do Residencial Daury Riva será erguida em um terreno de 10 mil metros quadrados na Rua Projetada T, quadra 28, sem número. A unidade terá 4.679 metros quadrados de área construída e 2.525 metros quadrados de área pavimentada – estacionamento, pátio e calçada.
Já a escola do residencial Santa Cecília ficará em um terreno de 12.045 metros quadrados, na Av. Magda de Cassia Pissinatti, Quadra 21, sem número. Serão 4.673 metros quadrados de área construída e mais 2.719 metros quadrados de área pavimentada.
O edital da concorrência eletrônica 007/2025 ainda não havia sido publicado pela Secretaria de Educação no portal de aquisições até o fechamento dessa reportagem – por isso não há informação precisa sobre os valores, metragem e localização exata da nova escola no Jardim das Oliveiras.
Só com as licitações lançadas até o presente momento, Governo do Estado vai proceder nos próximos dois meses com a contratação de empresas que construirão 9 novas escolas.
Assessoria
Fonte: nortaomt