Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A fachada da Prefeitura de São Paulo chamou a atenção na noite de sexta-feira (11) ao ser iluminada nas cores azul, branca e vermelha, gerando repercussão nas redes sociais, principalmente entre grupos de esquerda.
Alguns internautas associaram imediatamente as cores à bandeira dos Estados Unidos, em meio ao anúncio recente do chamado “tarifaço” pelo presidente Donald Trump, que impôs tarifas elevadas sobre produtos brasileiros.
“INACREDITÁVEL! Ricardo Nunes manda projetar as cores dos ESTADOS UNIDOS na faixada da Prefeitura de São Paulo.”, escreveu um usuário no X, antigo Twitter.
“TRAIDORES DA PÁTRIA! O prefeito Ricardo Nunes deixou a prefeitura de São Paulo COM AS CORES DA BANDEIRA DOS EUA. Isso algumas horas após o Donald Trump taxar o Brasil e prejudicar a nossa população. Ainda tem algum brasileiro defendendo esses caras?”, criticou outro.
Um terceiro usuário disparou: “A Prefeitura de São Paulo iluminada com as cores dos EUA, em pleno solo brasileiro. Enquanto o povo luta por soberania, Ricardo Nunes presta continência a outro país — numa vergonha digna de colônia! Não é homenagem, é submissão. Não é diplomacia, é entrega. O bolsonarismo.”
Em resposta às manifestações, a Prefeitura de São Paulo explicou que a iluminação é uma homenagem ao Dia Nacional da França, comemorado no dia 14 de julho, e que foi realizada a pedido do Consulado-Geral da França em São Paulo.
“A ação, que também está no Viaduto do Chá, segue até segunda-feira (14), quando será realizado um evento do consulado no Theatro Municipal. Posteriormente, também serão divulgadas fotos e curiosidades sobre a relação entre Brasil e França”, informou a Prefeitura.
O pedido formal para a iluminação foi assinado no dia 6 de junho pela Cônsul Geral da França, Alexandra Mias, portanto antes do anúncio das tarifas de Trump.
Ainda diante das críticas, a Prefeitura ressaltou que fachadas de outros locais públicos da cidade já foram iluminadas em diferentes ocasiões para homenagear datas especiais, campanhas de conscientização e eventos comemorativos.
Cabe lembrar que a tarifa de 50% anunciada por Trump é a mais alta entre as novas taxas divulgadas, o que aumentou o clima de tensão nas redes sociais e o debate sobre a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos.
Fonte: gazetabrasil