A especialização em hansenologia, ofertada pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso (ESP-MT) aos médicos do Estado, foi apresentada como experiência inovadora no 16º Congresso Brasileiro de Hansenologia, realizado em Vitória, no Espírito Santo, entre 07 e 10 de dezembro deste ano.
O evento teve a participação da coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão da ESP, Eliane Jerônimo; coordenadora do curso, Ariane Mansano; e nove alunos da especialização.
Para a diretora da Escola de Saúde, Silvia Tomaz, a apresentação foi gratificante para o Estado e os servidores da Saúde. Ela acredita que este fato torna Mato Grosso referência para que outros estados despertem para a necessidade da formação dos profissionais médicos na especialidade de hanseníase.
“Estamos desenhando um caminho muito importante na história do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso com a formação desses médicos. Além disso, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) está mobilizando a organização da linha de cuidado em hanseníase, mais um passo importante para a rede, tendo em vista o estado ser hiperendêmico na doença”, explicou a gestora.
A especialização é ministrada pela ESP-MT, em parceria com a Sociedade Brasileira de Hansenologia e a Coordenadoria de Doenças Crônicas da SES-MT. O curso começou em 27 de junho de 2022 e deve ser concluído em julho de 2024, com cerca de 20 médicos sendo capacitados. A carga horária é de 440 horas.