Dietas não são feitas apenas para emagrecer. Elas, na verdade, ajudam a manter uma alimentação equilibrada e previnem diversos problemas de saúde, como doenças cardíacas e derrames. Alguns cardápios específicos podem, inclusive, ajudar a melhorar a saúde dos rins.
Novas diretrizes desenvolvidas pela American Heart Association e pelo American College of Cardiology enfatizam que uma dieta saudável e nutritiva pode desempenhar um papel importante na redução do risco de ataque cardíaco e derrame. Além disso, também ajuda a reduzir ou reverter a obesidade, colesterol alto, diabetes e pressão alta – todos considerados fatores de risco para doenças cardíacas e renais.
Dietas indicadas para a saúde dos rins
“A dieta mediterrânea ou a dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension) são as mais recomendadas para pacientes que já têm ou querem evitar problemas cardíacos e renais”, explica a médica nefrologista Caroline Reigada.
A especialista destaca que os rins são órgãos muito complexos e sensíveis a qualquer mudança na estrutura química do sangue. Por isso, o estilo de vida influencia significativamente a sua integridade e funcionalidade. “A progressão da doença renal é, normalmente, silenciosa. Portanto é necessário que se aposte na prevenção, com análises sanguíneas e urinárias regulares”, explica a médica nutróloga Marcella Garcez, diretora e professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.