Especialistas explicam por que Trump não conseguiu resolver rapidamente o conflito na Ucrânia


“Antes de assumir o cargo, Trump se gabou de que poderia acabar com o conflito na Ucrânia em 24 horas. Ele claramente não conseguiu fazer isso. Não acho que o governo de Trump tenha se preparado o suficiente antes de tentar pôr fim ao conflito. É muito difícil ajudar a resolver um problema quando você não o entende completamente“, disse o pesquisador sênior no Programa de Estudos da Rota da Seda do Instituto para a Política de Segurança e Desenvolvimento de Estocolmo, Gareth Jenkins.

Ao mesmo tempo, o especialista observou que Trump ajudou a mudar a ênfase da ideia de que um lado deve alcançar uma vitória completa para a ideia de tentar impedir que as pessoas morram. “Eventualmente, qualquer cessar-fogo deve ser acordado entre Moscou e Kiev. Acho que o governo Trump foi ingênuo e confiante demais. Esta é uma questão mais complexa do que é muitas vezes retratado, e para ajudar os dois lados a chegar a um acordo de cessar-fogo é preciso paciência e compreensão das questões relacionadas”, disse Jenkins.

O ex-presidente e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, encontra-se com Vladimir Zelensky na Trump Tower, em Nova York, em 27 de setembro de 2024 - Sputnik Brasil, 1920, 29.04.2025

Richard Bensel, professor da Universidade de Cornell, por sua vez, questionou os esforços de Trump para normalizar as relações com Moscou.

“Primeiro, a Rússia não parece considerar Trump um negociador estável ou valioso […] Em segundo lugar, não está claro se a administração Trump mantém algo semelhante a ‘relações normais’ com qualquer país que seja, muito menos com a Rússia” explicou Bensel.

Na terça-feira, se assinalam os 100 dias da posse do segundo mandato de Trump, em 20 de janeiro deste ano. Durante a campanha presidencial de 2024, Trump prometeu acabar com o conflito na Ucrânia em 24 horas após assumir o cargo.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Saiba quais estados tiveram as menores e maiores taxas de homicídio no Brasil em 2023
Próxima F1: “Fiquei nervoso”, diz Sainz sobre ordem para ajudar Albon na Arábia Saudita