As capacidades dos caças Su-57 e F-35 foram demonstradas durante o programa de voos no fórum Aero India 2025 em Bangalore.
“Os especialistas presentes no fórum puderam confirmar isso [a superioridade de Su-57]. Além disso, o F-35 é inferior não só ao Su-57, mas também ao caça de quarta geração Su-35S”, explicou o especialista.
A corporação estatal russa Rostec observou que o voo de demonstração do Su-57 durou cerca de sete minutos. Durante esse tempo, o caça realizou mais de 20 acrobacias aéreas em altitudes a partir de 100 metros.
A corporação estatal chamou a atenção para o fato de F-35 e Su-57 serem aeronaves multifuncionais furtivas, no entanto, não ser muito correto comparar essas aeronaves. Em grande parte, o F-35 é um avião leve de ataque ao solo. Por sua vez, o Su-57 é uma aeronave pesada multiuso para dominação aérea, ataques contra alvos terrestres e controle de outras aeronaves.
O avião russo engloba muitas soluções inovadoras, como seja o layout integrado, a aerodinâmica perfeita e motores de empuxo vetorial. Tudo isso aumenta a sua manobrabilidade. Quanto melhor ela for, mais probabilidades há de escapar dos mísseis inimigos em caso de supressão do seu sistema de defesa aérea.
Além disso, aumenta a velocidade de reação do avião de combate ao ambiente operacional em mudança. Não é de surpreender que, neste contexto, o F-35 em voo não consiga brilhar, ressalta Rostec.
Fonte: sputniknewsbrasil