Especial híbridos: Honda CR-V é opção (cara) a Haval H6 e Song Plus


Um bom amigo da família é aquele que cuida bem das crianças, te trata bem e até ajuda a economizar um pouco. Assim é o Honda CR-V e-HEV, ao qual confiei a minha família durante as festas de fim de ano. Primeiro, rodamos em São Paulo para compras de última hora. É nessas situações que o motor elétrico mais atua.

Ele não é plug-in, então a carga da bateria é feita pelo gerador e pelo propulsor a gasolina. Os LEDs que formam o marcador de combustível estão todos acesos e assim parece que ficariam eternamente com o computador de bordo marcando 18 km/l. O conjunto é formado por um motor 2.0 de 147 cv e 19,4 kgfm e outros dois elétricos: um gerador e outro de tração, com 184 cv e 34,2 kgfm.

Hora de encher o bagageiro e pegar a estrada. O primeiro destino foi Atibaia, a 100 km de São Paulo. Como a ideia era ficar duas semanas fora, a quantidade de malas era grande. E tudo bem para o CR-V, que acomodou tudo sem muito aperto com seus 581 litros de porta-malas.

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Na rodovia, como é comum em um híbrido, o consumo aumentou e os LEDs do painel começaram a apagar. O motor 2.0 trabalha em silêncio, quase não dá para perceber que está ligado. Mas, em determinados momentos, o propulsor a gasolina fala alto. Em subidas, o giro sobe e o barulho cresce. E o marcador instantâneo caiu para 5 km/l. Com isso, a média desceu até se estabilizar em 13,5 km/l.

Hora de visitar outra parte da família, em Piraju, a mais de 400 km de onde eu estava. Programei o ACC e o assistente de permanência em faixa e segui tranquilo. Para chegar ao sítio da família, a tração 4×4 não foi essencial, mas ajudou. No total, foram 1.080 km e média de 13,5 km/l.

O consumo poderia ser melhor? Sim. Híbridos são feitos especialmente para a cidade. Porém, para um carro espaçoso, bem equipado e confortável, a média é ótima e colabora com a economia da família como um bom amigo. Ele só poderia não esvaziar tanto a carteira na hora da compra, afinal os R$ 352.900 pedidos pelo SUV são bem salgados. Valor bem acima que o dos rivais GWM Haval H6 e BYD Song Plus.

Pontos positivos: Conforto para toda a família; sistema híbrido é dos mais sofisticados
Pontos negativos: Apesar de ser completo, tem preço elevado diante de rivais plug-in

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Fonte: direitonews

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