As crianças que estudam em escolas da rede municipal estão recebendo orientações para colaborar com a coleta seletiva em Rondonópolis. As informações são repassadas em palestras realizadas através de uma parceria que reúne o Juizado Volante Ambiental (Juvam), o Serviço de Saneamento Ambiental Terezinha Silva Souza (Sanear), a Seger e a Secretaria Municipal de Educação.
Durante as palestras os alunos aprendem a importância da reciclagem para o meio ambiente e têm demonstrações de como separar corretamente o lixo que pode ser reaproveitado. O objetivo é ampliar a adesão à coleta seletiva, evitando procedimentos que podem contaminar o material.
“Ensinamos, por exemplo, como preparar caixinhas de leite e outras embalagens de alimentos que podem ser recicladas. Além dessas dicas, informamos também o calendário da coleta e destacamos a importância de todos colaborarem”, explica Ivone Espíndola, da equipe de Educação Ambiental da Seger.
A equipe aproveita o contato também para pedir que as crianças levem as informações aos familiares e reforcem em casa a importância do consumo consciente, evitando desperdício e práticas nocivas ao meio ambiente – como jogar lixo em locais impróprios.

Nesta etapa inicial as palestras estão acontecendo nas 26 escolas de ensino fundamental que participam da 3ª Gincana Ambiental de Resíduos Sólidos. Realizada pelo Juvam, Poder Judiciário e Sanear, a gincana vai até o mês de setembro e tem como parceiros a Prefeitura de Rondonópolis, as cooperativas Coopercicla e Nova Esperança, o Ministério Público de Mato Grosso, a PM Ambiental, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, a Usina de Tratamento de Resíduos e a Secretaria Municipal de Educação.
Em todas as escolas foram instalados recipientes onde alunos, professores e pais podem depositar materiais destinados à reciclagem, como plásticos, metais, vidros, papéis e eletrônicos. Eles também podem levar recipientes com óleo de cozinha usado. Tudo é pesado e recolhido semanalmente. Ao final, as escolas que mais reciclarem serão declaradas vencedoras da gincana.
“A maioria das crianças já conhece a dinâmica e se diverte com a gincana. Mais do que competir, elas estão aprendendo que estes hábitos simples podem ajudar a natureza e também as famílias que dependem da reciclagem”, ressalta Ivone.
Rondonópolis é a primeira cidade de Mato Grosso a universalizar a coleta seletiva. O material recolhido nos domicílios é selecionado pelos integrantes das duas cooperativas e posteriormente comercializado com indústrias que fazem o reaproveitamento.

Fonte: mt.gov.br