Escola Profª Sebastiana realiza projeto de leitura e escrita


O
Fantástico Mundo da leitura. Esse é o título do
primeiro
projeto de leitura e escrita realizado pela Escola Municipal de
Educação Básica (EMEB) Profª. Sebastiana R. de Souza, objetivando
incentivar o hábito de ler e escrever, bem como desenvolver
atividades em parceria com as famílias. 

 O projeto
iniciado no primeiro semestre deste ano teve a sua “culminância”
no
último dia 3,
com a apresentação para a comunidade escolar dos projetos
trabalhados e vivenciados em sala de aula pelos professores com os
alunos.

 Para a realização da “culminância” do
projeto, a escola foi toda decorada pelos professores, alunos e
outros funcionários para que o ambiente ficasse o mais agradável
possível para receber os convidados.

 “Enquanto Equipe
Gestora, consideramos este dia grandioso por ter sido a Culminância
do 1º Projeto desta unidade com resultados que elevaram aprendizagem
dos nossos alunos em ralação à leitura, interpretação e produção
textual”, avaliou a diretora
Sueli de Oliveira Souza,
destacando também como ponto alto a participação efetiva da
comunidade escolar no evento. 

 “Houve muita interação
dos visitantes com os trabalhos apresentados pelos alunos,
demostrando apoio aos estudantes e satisfação em relação ao
trabalho realizado”, completou a diretora.

 O projeto iniciou no 1º semestre deste ano. Sueli
ressaltou
que os estudantes participaram de toda a construção, indo desde a
escolha do nome do projeto, através de votação, até a
culminância, que ocorreu por meio de apresentações informativas,
jornalísticas, poéticas, musicais com a utilização de Libras,
danças entre outras. 

 “No decorrer deste processo os
professores foram orientados, pela equipe gestora, a trabalharem com
gêneros textuais contemplados pela Diretriz Curricular Municipal,
nos diferentes anos de escolaridade”, informou a
diretora.

 Observou
também que, inicialmente, os professores trabalharam em sala de aula
os conceitos e as características de cada gênero, a fim de que os
alunos saibam reconhecer, diferenciar e compreender sua função. 

 Além da leitura, foram realizadas atividades para
estimular a criatividade, originalidade, interpretação, composição
poética/musical, escrita e reescrita de textos, oralidade e
apresentação em público.

 Os gêneros textuais
trabalhados em sala de aula com os alunos foram: receitas, contos
infantis, poesias, diários, fábulas, conto dos Ipês, contos de
suspense e assombração, notícias e reportagens. 

 “O
trabalho priorizou os traços comunicativos, contextuais e sociais
que influenciam a organização, ritmo, entonação e gestualidade de
cada gênero estudado”, salientou Sueli.

 Ao longo do ano, os alunos foram estimulados pelos
professores a produzirem poemas, poesias, músicas, confecção de
cartazes com desenhos livres a punho, criação de cadernos com suas
biografias, diários, fábulas, murais com ipês e outros.

 “É
importante ressaltar que tivemos a participação ativa da professora
intérprete de libras trabalhando com a língua de sinais, envolvendo
os alunos do 2º ano na apresentação musical em libras. Contamos
com as professoras do Atendimento Educacional Especializado da
Secretaria Municipal de Educação (Semed) trabalhando contos
inclusivos”, destacou Oliveira.

Fonte: mt.gov.br

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