Escola de Formação da APDM promove capacitação para os Conselhos da Crianças e dos Idosos


Crédito: Divulgação

Capacitar os Gestores, Ordenadores de Despesas, Contadores, Técnicos e conselheiros Municipais dos Direitos da Criança, Adolescente e dos Idosos sobre eficiência e ampliação da arrecadação do Fundo Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (FIA) e do Fundo Municipal do Idoso (FDI), são os objetivos do curso realizado pela APDM – Associação para Desenvolvimento Social dos Municípios de Mato Grosso, em parceria com Assembleia Legislativa de Mato Grosso, nos dias 24 e 25 de abril. 

Conforme a programação, serão discutidas as ferramentas como a elaboração e execução do plano de ação, prestação de contas, fiscalização e controle social, gestão dos fundos, ampliação da arrecadação e utilização de tecnologias para o monitoramento das ações desenvolvidas pelos conselhos.

A principal finalidade da capacitação é tratar sobre a aplicação correta dos recursos destinados aos fundos, além orientar, além da prestação de contas aos órgãos de controle e à sociedade em geral. “Esperamos  que os conselheiros e técnicos sejam capazes de ampliar o entendimento sobre os instrumentos de gestão, planejamento e execução das políticas públicas voltadas às crianças, adolescentes e idosos, fortalecendo o papel dos conselhos como instâncias de controle social e participação democrática”, informou Fátima Dragoni, coordenadora Escola de Formação Municipalista da APDM.

O Curso 3 Es Eficiência, segundo ela, é uma oportunidade única para aprimorar os conhecimentos e habilidades dos conselheiros e técnicos dos CMDCAs e CMDIs, fortalecendo a atuação dos conselhos na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e idosos. A capacitação é fundamental para que os conselhos possam contribuir de forma efetiva para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Os Conselhos Municipais dos Direitos das Crianças e Adolescentes  e os Conselhos Municipais dos Direitos dos Idosos são instâncias de participação e controle social que têm como função acompanhar, fiscalizar e deliberar sobre as políticas públicas voltadas para as crianças, adolescentes e idosos. Os conselhos  são compostos por representantes do poder público e da sociedade civil e têm a missão de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Fonte: amm

Anteriores Comissão de Saúde quer explicações sobre débitos com os hospitais filantrópicos
Próxima Sonho de meio século se torna realidade: Turquia vai ter sua 1ª usina nuclear