As escavações, realizadas no sítio de Qianzhongzitou, revelaram plataformas datadas dos períodos Zhou Ocidental (1046–771 a.C.) e dos Estados Combatentes (475–221 a.C.), construídas com diferentes camadas de terra colorida e usadas para rituais públicos e banquetes comunitários.
“A unificação política da China pelo Primeiro Imperador em 221 a.C. marcou o ápice de um longo processo que foi caracterizado por investimentos em infraestrutura, novas tecnologias e a integração de diversas construções ideológicas, mas os estudos costumam ignorar a importância dos rituais públicos nos assentamentos locais”, explicou o arqueólogo Qingzhu Wang, da Universidade de Shandong, coautor da pesquisa, publicada na revista Antiquity.
CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / The three platforms (cropped image)As três plataformas.
As três plataformas.
CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / Yueshi-period remains from Qianzhongzitou (cropped image)Vestígios do período Yueshi em Qianzhongzitou.
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CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / Yueshi-period remains from Qianzhongzitou (cropped image)
Vestígios do período Yueshi em Qianzhongzitou.
CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / Warring States-period features from Qianzhongzitou (cropped image)Vestígios do período dos Estados Combatentes de Qianzhongzitou.
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CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / Warring States-period features from Qianzhongzitou (cropped image)
Vestígios do período dos Estados Combatentes de Qianzhongzitou.
As três plataformas.
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CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / Yueshi-period remains from Qianzhongzitou (cropped image)
Vestígios do período Yueshi em Qianzhongzitou.
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CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / Warring States-period features from Qianzhongzitou (cropped image)
Vestígios do período dos Estados Combatentes de Qianzhongzitou.
Entre os achados, estão inscrições com o caractere 土 (tu), que significa “terra”, sugerindo práticas de culto à terra. Restos de alimentos e utensílios de cozinha indicam que as cerimônias eram acompanhadas de grandes festas coletivas.
“Essas plataformas serviam para reunir populações em expansão e criar novas identidades coletivas por meio de experiências rituais compartilhadas”, afirmou Wang.
Segundo os pesquisadores, as elites da época usaram esses rituais para integrar comunidades locais e legitimar o poder político, transformando cultos regionais em um sistema cosmológico estatal. Esse processo teria inspirado o posterior culto às “Oito Divindades”, sistema de crenças desenvolvido pelo Estado Qi, um dos reinos da antiga China.
De acordo com Wang, as escavações mostram que a expansão dos estados antigos chineses ia além da conquista militar. Os líderes usaram rituais grandiosos e festas públicas para unir povos diversos e formar a base espiritual da futura China unificada.
Fonte: sputniknewsbrasil