Erejor Centro-Oeste tem palestra sobre prática jornalística


O Câmpus Universitário do Araguaia (CUA) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sedia o 1º Encontro Regional Centro-Oeste de Ensino de Jornalismo do (Erejor), nos dias 24 e 25 de março. Organizado pelo curso de Jornalismo com a promoção da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), a conferência de abertura do evento será ministrada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josenildo Luiz Guerra.

O professor aborda na palestra o Jornalismo de qualidade e democracia no Brasil: potenciais da pesquisa aplicada para orientar a formação e a prática profissional. Josenildo Guerra realiza pesquisas em teoria e ética do jornalismo, gestão do processo jornalístico, gestão da qualidade editorial e instrumentos de accountability (responsabilidade, controle, transparência) em jornalismo, construindo interfaces com as áreas de tecnologias de informação e gestão do conhecimento. 

Josenildo foi integrante da diretoria científica da Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (Abej), na gestão 2008-2010, quando a entidade ainda tinha o nome de Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ). O professor é formado em Comunicação Social, habilitação em jornalismo, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e  pós-doutorado na Universidade do Minho, em Portugal.

Evento tem programação diversificada

Na tarde do dia 24, o evento terá duas mesas temáticas que irão discutir e debater assuntos relacionados ao jornalismo. A primeira delas composta pela professora Dione Moura, da UnB, e pelo jornalista Florestan Fernandes Júnior, do Portal 247. Eles vão debater sobre Perspectivas do jornalismo progressista e a atuação das jornalistas negras. A segunda Mesa terá a participação dos presidentes da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, e da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Octávio Costa. Eles vão debater desafios das entidades representativas dos jornalistas.

Já no dia 25, os trabalhos vão ser voltados às discussões das perspectivas dos cursos de jornalismo, com o importante Encontro (aberto) de coordenadores de cursos de jornalismo da Região Centro-Oeste, às 9h00. Em seguida, o evento abre espaços para o colóquio da Diretoria Regional Centro-Oeste da Abej, às 11h, a apresentação dos projetos Atlas da Notícias, às 14h, e da Revista Brasileira de Ensino de Jornalismo (Rebej), às 14h30. As inscrições para participar do Encontro podem ser realizadas até o dia 22 de março, no site do evento.

Fonte: ufmt

Anteriores Turma nega indenização por suposta propaganda enganosa e condena autor por litigância de má-fé
Próxima Tesouro exótico é encontrado em barco afundado há mais de 500 anos na Suécia (FOTOS)