Erdogan comenta sobre relação com Putin: ‘Honestidade’


“Há respeito mútuo e confiança entre nós e a Rússia. Meu relacionamento com o Sr. Putin é baseado na honestidade”, disse Erdogan durante atividade em Bilecik, na Turquia.
Erdogan tem reiterado constantemente sua disposição em atuar como um dos mediadores do conflito entre Rússia e Ucrânia. Em dezembro, o presidente turco criticou o papel do Ocidente na crise, apontando que esses países não se prontificaram a atuar pelo diálogo.
“Infelizmente, o Ocidente apenas intensificou suas ferramentas de provocação e nem sequer tentou atuar como mediador. […] Fomos nós que assumimos esse papel em 2022 em relação ao ‘corredor de grãos’ do mar Negro”, apontou Erdogan na ocasião.
Em conversa telefônica realizada no início de janeiro, Putin confirmou a Erdogan a abertura da Rússia ao diálogo sobre a Ucrânia se Kiev cumprir os requisitos conhecidos e levar em consideração a nova realidade territorial.
Recep Tayyip Erdogan, presidente da Turquia, ouve Vladimir Putin, seu homólogo da Rússia, em Astana, no Cazaquistão, em 13 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.01.2023

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Erdogan diz que pode aprovar Finlândia na OTAN: 'Suécia ficará chocada'
Próxima Reino Unido teme que Rússia 'capture' tanques Challenger 2 e alerta Ucrânia sobre 'pior cenário'