“Era muito difícil conseguir emprego. Infelizmente, a discriminação existe”, relata servidora transexual do projeto Incluiabá


07797192bea04ac29cf8f9f533746523

Superando as adversidades e vencendo preconceitos, assim a gestão Emanuel Pinheiro vem atuando desde 2017 em prol da valorização do funcionalismo público municipal. 

É o que retrata o depoimento da transexual, Chica da Silva,29 anos, lotada na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), na data em que se comemora o Dia do Servidor Público, celebrado nesta sexta-feira (28). 

Vinculada a uma prestadora de serviços terceirizados à Prefeitura de Cuiabá, que integra o programa ‘Incluiabá’- Inclusão, respeito e oportunidade, idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro, a colaboradora conta que chegou ao Executivo Municipal em 2020. De lá para cá, teve a oportunidade de conhecer o cotidiano de outras Pastas, até se adaptar à atual onde desempenha a função de auxiliar administrativo. 

“Comecei na Secretaria de Governo como recepcionista. Aqui me deram a oportunidade de conhecer outras repartições, porém, foi na SMADESS que me encontrei e vi que é o meu lugar”, completou. 

Anterior à contratação, Chica relata que enfrentou diversas dificuldades de ingressar no mercado de trabalho em razão de sua sexualidade. Entretanto, ela destaca que os tempos mudaram e, graças à renda conquistada mensalmente, sua vida foi transformada e hoje realiza o sonho de cursar o ensino superior. 

“Era muito difícil conseguir emprego lá fora, pois infelizmente, a discriminação existe. Sempre sonhei em trabalhar aqui, passava na frente e imaginava. Hoje tenho meu salário, consigo pagar minhas contas e curso de secretariado executivo, outra grande realização também. Só tenho que agradecer a todos pelo acolhimento e respeito, aqui é a minha segunda casa”, declarou. 

O prefeito Emanuel Pinheiro, afirmou que a inclusão e justiça social é uma das premissas de seu governo, possibilitando o acesso dos cidadãos, sem distinções, ao mercado de trabalho, bem como às políticas públicas. 

“Administramos para todos, deixando de lado quaisquer diferenças ou aspectos. Todos merecem a chance de ter uma vida melhor, e o trabalho, é um dos caminhos mais dignos e honrados para se chegar até lá. É preciso sim dar o peixe, no entanto, o mais importante é ensinar a pescar, dando autonomia à população. Meus parabéns a todos os mais de cinco mil servidores cuiabanos, que nos ajudam diariamente a construir uma Cuiabá mais humanizada, servindo com excelência à sociedade”, disse o gestor. 

Incluiabá

A iniciativa pioneira da Prefeitura de Cuiabá é referência em outros estados. O objetivo consiste  na inserção da população negra, LGBTQIA+, da pessoa com deficiência, imigrantes e outros grupos sociais que enfrentam dificuldades no acesso a vagas de emprego no mercado de trabalho. 

Além da lotação de pessoas na estrutura do Gabinete do Prefeito e Secretarias lotadas no Palácio Alencastro, os trabalhadores também atuam nas demais unidades da capital. 

 

Anteriores Ancara vai garantir fluxo de gás russo para UE através do gasoduto TurkStream, diz Erdogan
Próxima Com novos contratos, subiu para 32 o número de ferrovias autorizadas