Equipe da Assomasul visita a AMM e troca experiências sobre os serviços oferecidos


Crédito: Divulgação

Conhecer os serviços oferecidos aos municípios pela AMM, foi o principal objetivo da visita da equipe da Associação dos  Municípios de Mato Grosso do Sul-Assomasul, nesta terça-feira, 01 de agosto. As equipes das duas entidades trocaram experiência falaram sobre as prioridades para as gestões municipais.

Participaram do encontro o diretor geral da Assomasul, Rogério Rosalin, a  coordenadora do Núcleo de Gestão Municipalista, Micheli Belizário, os representantes do setor Jurídico, Paulo Cristiano e Antônio Schimit, e também a coordenadora geral, da Associação Mato-grossense dos Municípios, Juliana Ferrari, a consultora contábil, Waldna Fraga e o consultor econômico, Vivaldo Lopes.

Na ocasião, foram apresentados os serviços prestados aos municípios de Mato Grosso nas áreas: técnica operacional; apoio; capacitação; eventos, comunicação, jurídica, projetos e administrativo, além das parcerias com os poderes e  a representatividade política da instituição.

A Equipe da Assomasul relatou as atividades desenvolvidas pela entidade e os resultados obtidos para as gestões das prefeituras.

A coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari apresentou os setores técnicos e como funciona cada um. Ela ressaltou a parceria com o Tribunal de Contas do Estado em diferentes áreas, principalmente com as capacitações para os gestores e as equipes das prefeituras. “Atualmente com a aproximação entre o tribunal e os prefeitos, diminuiu muito o número de contas reprovadas. Em 2021, por exemplo, todas as contas das prefeituras foram aprovadas pelo TCE”, disse ela, lembrando que a orientação do Tribunal foi fundamental.

O diretor geral da Assomasul, Rogério Rosalin, destacou a integração entre as equipes das duas entidades municipalistas e frisou que a AMM é uma  referência nacional para as entidades, principalmente  na região Centro Oeste. “Viemos buscar conhecimento e ver o que tem de diferente aqui, principalmente a Central de Projetos. Nós temos uma lá, mas aqui é extremamente grande, é um setor essencial para as associações dos municípios de todos os estados”, observou.

Rogério falou sobre nosso núcleo de gestão municipal da Assomasul, as atividades do Confaz desenvolvidas dentro da Associação, que gera bons resultados. A  coordenadora do Núcleo de Gestão Municipalista, Micheli Belizário, também abordou a situação de receitas, a  arrecadação dos municípios com o Imposto Territorial Rural, ICMS e outros impostos, além do projeto da Reforma Tributária que tramita no Congresso Nacional.  

As equipes da Assomasul e da AMM destacaram o trabalho em comum voltado para o desenvolvimento das regiões nos dois estados, visando a qualidade de vida da população, principalmente o atendimento aos municípios menores com diversas ações. Além da  integração, as entidades lutam pelo mesmo objetivo, para garantir os avanços da pauta municipalista nacional.

Fonte: amm

Anteriores Municípios têm até 10 de setembro para manifestar interesse em retomada de obras da educação
Próxima Mesmo com avanço de emprego, indústria perde ‘dinamismo’