Equipe da AMM realiza visita técnica a Várzea Grande para orientar sobre implantação do Susaf


Crédito: Divulgação

A equipe do Núcleo de Apoio à Implantação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte – Susaf, criado pela Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em parceria com a Assembleia Legislativa, vem atendendo os municípios da Baixada Cuiabana. Neste mês de março, esteve em Várzea Grande, onde se reuniu com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, com técnicos do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e produtores rurais.  O trabalho foi coordenado  pela gerente do Núcleo de Apoio aos Municípios, Nathacha de Carvalho.

O secretário Célio Santos enalteceu o trabalho da AMM pelos resultados positivos com a criação do Núcleo. Segundo ele, o município tem vários empreendimentos que agora se preparam para a comercialização dos produtos e a meta é aderir ao Susaf, o que possibilitará a comercialização da produção em todo o território estadual. “Abriu-se a possibilidade de comercialização com o apoio técnico e isso vai fazer com que possamos fazer o trabalho. A AMM auxilia os municípios que nem sempre têm um quadro de funcionários especializados. Várzea Grande já tem o SIM e trabalhamos com produtos de origem animal”, assinalou, acrescentando que muitos produtores já estão atendendo as escolas com a merenda  escolar, mas ainda não se atingiu os 30%  exigidos pela legislação.

As visitas técnicas têm o objetivo de fazer um diagnóstico das legislações e das metodologias utilizadas para registro de produtos da agricultura familiar de origem animal e vegetal. A equipe se reúne com secretários das prefeituras e com vereadores para conhecer a legislação e a metodologia adotada pelo município para auxiliar o agricultor familiar. Na sequência visita propriedades rurais que possuem o serviço de inspeção municipal ou que já estão aptas, de acordo  com a verificação dos técnicos locais, para aderir ao serviço. A iniciativa visa garantir apoio para que os produtores rurais desenvolvam suas atividades com mais respaldo técnico, atendendo as normas estabelecidas pela legislação.

Além de Nathacha de Carvalho,  integram a  equipe do Núcleo do Susaf as médicas veterinárias Silvia Dorileo e Lucelma Vanni, a nutricionista Berlania Oliveira,  a técnica de edificação, Joyce arruda, o advogado Rodolfo Pulchério e a engenheira de alimentos, Renata Sales.   

Fonte: amm

Anteriores Pauta Gênero abre vagas para novos integrantes
Próxima 'Coreia do Norte pagará preço por provocações imprudentes', alerta presidente sul-coreano