Enorme assentamento celta repleto de artefatos é descoberto na República Tcheca (FOTOS)


Cobrindo 25 hectares, este é de longe o maior assentamento celta achado na Boêmia, e único em suas características e escala como um centro de comércio e produção que cresceu e prosperou na antiga Rota do Âmbar, avança o The History Blog.
Por sorte, o local nunca tinha sido sujeito a atividade agrícola ou arqueólogos amadores, deixando uma grande quantidade de artefatos a apenas alguns centímetros da superfície do solo.
Pesquisadores recuperaram 22.000 sacos de achados, sendo uma das maiores coleções de artefatos já encontradas na Boêmia, detalha o portal.
A equipe de arqueólogos descobriu centenas de moedas celtas de ouro e prata, matrizes de cunho, fragmentos de vasos de cerâmica e uma coleção particularmente rica de joias, incluindo fíbulas de bronze e ferro, braçadeiras, acessórios metálicos de cintos, contas de vidro e âmbar.
“O assentamento estava ativo desde o final do século III a.C. e terminou no início do século I a.C. Ele representa o que chamamos de ‘aglomeração central’, um assentamento com as principais funções econômicas e sociais”, disse Tomas Mangel, arqueólogo da Universidade de Hradec Kralove.
As estruturas encontradas incluem os restos de casas, instalações de produção industrial e santuários religiosos.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores A última mensagem de Diogo Jota: imagens do casamento e dos filhos antes do acidente fatal
Próxima Rússia desenvolve lancha não tripulada capaz de detectar submarinos e destruir minas, diz mídia