“Sim, são 400 mil [barris]. Só para se ter uma ideia: o México produz de 1,6 a 1,8 milhão de barris por dia. Portanto, 400 mil barris não é a produção de nem um dia”, enfatizou a presidente durante entrevista coletiva.
No dia 23 de outubro de 2024, Sheinbaum anunciou que seu governo estava analisando o envio de combustível a Cuba para ajudar na recuperação do sistema elétrico da ilha após o colapso ocorrido em 18 de outubro.
“Vamos apoiar Cuba por razões humanitárias. Além disso, o México nunca foi a favor do bloqueio, é histórico. […] Embora haja críticas, vamos ser solidários com a ilha caribenha“, sublinhou a presidente mexicana.
Segundo a imprensa mexicana, o petroleiro Vilma saiu no último fim de semana do porto de Pajaritos, Veracruz, em direção a Cuba, com uma carga de petróleo bruto leve, o mais valorizado do mercado.
O governo de Cuba agradeceu a solidariedade de mais de 40 países e organizações internacionais face ao apagão geral que o país sofreu durante quatro dias, após três falhas que provocaram o colapso do sistema de produção de eletricidade. As autoridades cubanas anunciaram no dia 22 de outubro que restauraram 70,89% de seu serviço elétrico após o incidente.
Fonte: sputniknewsbrasil