Enfim, a lista! Apple apresenta iOS 17 e especifica quais iPhones ficarão de fora; Veja!


A Apple aproveitou a conferência anual de desenvolvedores, a WWDC 2023, que ocorre nesta semana nos Estados Unidos, para anunciar algumas novidades, entre elas a versão 17 do iOS.  

A atualização anual do sistema operacional foi demonstrada no evento, na segunda-feira (5). Como acontece todos os anos, já é esperado que alguns modelos antigos de iPhone não sejam compatíveis com a mudança.

Isso quer dizer que determinados aparelhos não conseguirão usar o novo iOS e, também, não terão recursos de segurança em dia, mas seguirão em funcionamento com o sistema anterior.

Veja também: Carros populares mais baratos: o plano do Governo Federal que promete revolucionar

A previsão é que o iOS 17 seja lançado, oficialmente, no segundo semestre deste ano. A tendência é que isso ocorra em setembro, quando a Apple lançará, também, o iPhone 15.

Lista: quais ficarão fora?

Vamos mostrar nas linhas abaixo quais aparelhos ficarão de fora da novidade. No ano passado, por exemplo, com a chegada do iOS 16, as versões dos iPhones 6S, 7 e 7 Plus foram as prejudicadas.  

Desta vez, conforme o cronograma estabelecido pela Apple, será a vez dos modelos iPhone 8, 8 Plus e X, todos lançados em 2017. Veja a lista de compatibilidade:

  • iPhone 8 e 8 Plus: não compatíveis  
  • iPhone X: não compatível  
  • iPhone XS, XS Max, XR: compatíveis  
  • iPhone SE (2020) e SE (2022): compatíveis  
  • iPhones da linhas 11, 12, 13, e 14: compatíveis.

Tática de “aposentadoria”

Essa tendência de “aposentar” certos modelos de iPhone a cada chegada de um novo sistema não é uma novidade. A empresa costuma adotar essa tática, baseada em alguns fatores de desempenho e prestação de serviços.  

Entre esses elementos que são levados em consideração estão: garantir o suporte para que o máximo de usuários tenha a melhor qualidade em termos de tecnologia; garantir a melhor experiência dos usuários de iPhone; e manter a segurança das atualizações dos aparelhos.

Além disso, alguns componentes de hardware também são considerados, pois para funcionar bem, o sistema operacional depende da integração de alguns componentes do celular. Se o dispositivo não os possui, fica difícil assegurar a performance adequada.  

Os processadores atuais, por exemplo, conseguem executar triliões de operações por segundo, o que é um volume de dados muito superior ao que chips de cinco anos atrás são capazes de comportar.

Novidades do iOS 17

A partir do que foi adiantado pela Apple, já é possível especificar alguns destaques do novo sistema. O iMessage, por exemplo, foi todo repaginado. O app, que é nativo do iPhone, passará a transcrever áudios automaticamente e permitirá o envio da localização para contatos, tal qual o WhatsApp. Veja outros casos:

Airdorp: o sistema de compartilhamento de arquivos terá uma nova função, chamada Namedrop. Com ela, bastará aproximar um aparelho do outro, desde que sejam da Apple, para que as informações de contato sejam transferidas automaticamente.

Journal: O sistema terá um novo aplicativo de diário, focado em preservar memórias e pensamentos do dia a dia, além de promover a saúde mental.

Live Voicemail: iPhones passarão a mostrar a transcrição de mensagens na caixa de correio, e isso já acontecerá enquanto elas estiverem sendo gravadas. Com isso, o usuário poderá decidir se atende ou não a chamada.

Stickers: As famosas figurinhas poderão ser criadas a partir de fotos, vídeos e até de emojis, e podem ser utilizadas em qualquer chat do iMessage.

Modo Standby: O novo modo de exibição de widgets lembra uma central de casa inteligente. Quando o aparelho estiver na posição horizontal, aparecerão notificações, previsão do tempo, compromissos do calendário, etc.

Fonte: capitalist

Anteriores Snowden: apesar de década de histeria, é difícil alegar que minhas ações prejudicaram inteligência
Próxima União Europeia não chega a acordo sobre a próxima rodada de sanções à Rússia, diz mídia