Energia Solar ao Alcance de Todos: A nova lei do governo Lula


Na última quarta-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou que vai zerar os impostos federais sobre painéis solares até dezembro de 2026.

A medida faz parte de um pacote de incentivos à energia renovável que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa e aumentar a segurança energética do país.

Os painéis solares são aparelhos que convertem a luz do sol em eletricidade. Eles podem ser instalados em residências, comércios, indústrias e até mesmo em áreas rurais, gerando energia limpa e barata para os consumidores.

Segundo o governo, a isenção tributária vai beneficiar cerca de 10 milhões de famílias que poderão ter acesso à energia solar nos próximos cinco anos.

Incentivo ao mercado nacional de painéis solares

A iniciativa também vai estimular a produção nacional de painéis solares, criando empregos e renda para os trabalhadores brasileiros, além de atrair investidores.

O governo espera que o setor de energia solar cresça 20% ao ano até 2026, gerando uma capacidade instalada de 30 gigawatts (GW), o equivalente a três usinas de Itaipu.

Conforme o especialista em energia solar, Lucas Melo, “Essa isenção será específica para os módulos que são fabricados no Brasil. Vai trazer mais competitividade para essas indústrias nacionais que fabricam o produto.

Para o consumidor que tem um comércio, indústria, loja, ou qualquer outro empreendimento vai ser vantajoso“.

O que diz o presidente

O presidente Lula afirmou que a medida é uma forma de garantir a soberania energética do Brasil e de contribuir para o combate às mudanças climáticas. Ainda, afirmou que o Brasil tem um potencial enorme para aproveitar a energia solar, que é abundante, gratuita e renovável. Lula também destacou que a energia solar é uma alternativa aos combustíveis fósseis, que são poluentes e caros.

Estamos dando um passo histórico para o desenvolvimento sustentável do nosso país. Estamos mostrando ao mundo que é possível crescer com respeito ao meio ambiente e com justiça social. Estamos apostando na energia do futuro, que é a energia do sol“, declarou o presidente.

Fonte: capitalist

Anteriores Encontrados vestígios de explosivos em barco ligado ao ataque ao Nord Stream, diz mídia
Próxima Tesouro capta US$ 2,25 bilhões no exterior com juros mais altos