Enem 2024: prazo para pedir reaplicação será de 11 a 15 de novembro


Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.
👉 Telegram: [link do Telegram]👉 WhatsApp: [link do WhatsApp]

O prazo para solicitar a reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 está definido entre os dias 11 e 15 de novembro. Estudantes que enfrentaram problemas logísticos ou que foram acometidos por doenças infectocontagiosas especificadas no edital têm a possibilidade de solicitar a realização das provas nos dias 10 e 11 de dezembro, por meio da Página do Participante.

A aplicação do exame, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), começou no último domingo (3) e será continuada em 10 de novembro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Os candidatos que não comparecerem a qualquer uma das datas programadas sem justificativa válida não terão direito à reaplicação e serão considerados ausentes. As notas obtidas nas provas realizadas serão utilizadas apenas para fins de autoavaliação.

Situações que Permitem Reaplicação

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Problemas Logísticos: Estudantes que enfrentaram dificuldades logísticas, como falhas na infraestrutura, falta de energia elétrica no local de prova ou erros na aplicação, podem solicitar a reaplicação. Nesse caso, é obrigatório que o candidato compareça ao segundo dia de provas para solicitar a reaplicação do primeiro dia.

Motivos de Saúde: Aqueles que não puderam comparecer devido a sintomas de doenças infectocontagiosas listadas no edital também poderão fazer o Enem em dezembro. As condições abrangem tuberculose, coqueluche, difteria, doenças invasivas, varíola, Mpox, gripe, poliomielite, sarampo, rubéola, varicela e covid-19.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Documentação: Para os pedidos relacionados a doenças, é necessário apresentar documentos comprobatórios que serão analisados pelo Inep individualmente. No caso de problemas logísticos, o Instituto avaliará as solicitações conforme as intercorrências registradas.

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação do desempenho escolar ao final da educação básica e, ao longo de mais de 20 anos, se consolidou como a principal via de acesso ao ensino superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, utilizam o Enem para suas seleções, que podem incluir a nota como critério único ou complementar.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Além disso, os resultados do Enem podem ser utilizados para o ingresso em instituições de ensino superior em Portugal que possuem convênios com o Inep, facilitando o acesso dos estudantes brasileiros ao ensino no exterior.

Dados preliminares indicam que mais de 3,15 milhões de estudantes participaram da primeira etapa do Enem 2024, aplicada em 3 de novembro, o que representa 74,4% dos mais de 4,3 milhões de inscritos. Entre os concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram, evidenciando um aumento de 36% em relação à edição de 2023, quando apenas 58% desse grupo participou. Em 14 das 27 unidades da Federação, todos os concluintes se inscreveram no exame.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Ataques israelenses no Líbano ceifam a vida de 11 pessoas, diz Ministério da Saúde
Próxima F1: Norris acha que Russell merecia a vitória no GP de São Paulo