Endowments, também conhecidos como fundos patrimoniais, são tema de projeto em tramitação na Câmara


KAMILA MARINHO
HOME OFFICE

A vereadora Cris Monteiro (NOVO) propõe, por meio do PL (Projeto de Lei) 290/2023, a criação e o funcionamento de fundos patrimoniais vinculados ao financiamento de instituições públicas municipais, usando uma metodologia chamada Endowment.

Os Endowments, também conhecidos como fundos patrimoniais, são uma forma de financiamento sustentável e de longo prazo para instituições públicas e sem fins lucrativos, como universidades, museus, instituições de pesquisa e organizações culturais. Eles são compostos por doações que são investidas e cujos rendimentos são utilizados para apoiar as atividades e programas dessas instituições.

Os fundos são criados com o objetivo de fornecer recursos estáveis e perenes, fortalecendo a sustentabilidade financeira das instituições beneficiadas. A ideia é que, em vez de dependerem apenas de doações pontuais ou de verbas governamentais, essas organizações possam contar com uma fonte contínua de renda gerada pelos investimentos dos Endowments.

“A adoção de Endowments na cidade de São Paulo trará diversos benefícios. Primeiramente, essa será uma forma de diversificar as fontes de financiamento de instituições culturais, educacionais e sociais da cidade, reduzindo a dependência de verbas governamentais e criando uma base financeira mais sólida e estável”, explica Cris Monteiro na justificativa da proposta.

Acompanhe aqui outros projetos em tramitação da vereadora Cris Monteiro (NOVO). No link também estão disponíveis os canais de comunicação da parlamentar e como participar diretamente do mandato por meio de propostas, sugestões ou recebendo informativos pelo formulário Fale com a Vereadora.

Anteriores Secretaria Municipal de Esportes e Lazer tem R$ 365,99 milhões de orçamento para 2024
Próxima Polícia mata assaltante durante tentativa de furto no Centro de Cuiabá