Enactus UFMT recebe inscrições para formação de equipe


O grupo Desenvolvimento Sustentável Através da Ação Empreendedora em Mato Grosso (Time Enactus UFMT) , programa de extensão vinculado ao Departamento de Química, abriu inscrições  por formulário online para o primeiro processo seletivo de 2023. O prazo vai até o dia 19 deste mês. A Enactus UFMT é um programa de extensão que integra a Rede Enactus, organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar os alunos a melhorar o mundo através da Ação Empreendedora.

A Enactus fornece aos universitários uma plataforma para que eles criem projetos de desenvolvimento comunitário. Desde abril de 2021, a Rede Enactus é parceira da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), para juntas formarem jovens líderes que utilizam do aprendizado obtido na universidade para desenvolver projetos para a comunidade da Baixada Cuiabana.

Como programa multidisciplinar, a Enactus UFMT possibilita troca de conhecimentos com estudantes e professores do Brasil inteiro, networking, diferencial em determinadas empresas para conquistar uma vaga, horas complementares, desenvolvimento pessoal, amigos e desenvolvimento de projetos de empreendedorismo social que visam a sustentabilidade econômica e ambiental da comunidade. Além disso, há cargos dentro do time onde o estudante pode desenvolver atividades referente à mídia e comunicação, liderança, gestão de pessoas, gestão de projetos, captação de recursos e parcerias, e processos administrativos.

São quatro os projetos desenvolvidos atualmente pelo time. O Projeto Fênix possui o objetivo de levar educação financeira, por meio do RPG, para jovens e em 2022 realizou cinco oficinas para 46 alunos de 9º ano da Escola Estadual Djalma Ferreira, com uma metodologia seguindo o tripé: metodologia ativa, gamificação e arco de maguerez. O Projeto Ressignifique busca diminuir o desperdício de frutas, verduras e legumes que ocorre antes mesmo de chegar à mesa do consumidor.

Está em desenvolvimento também o Projeto Cultivando a Esperança têm como propósito a criação de uma horta comunitária na região do Mapim em Várzea Grande, em 2022 realizou oficinas pedagógicas com 65 crianças de 1º, 2º e 3º ano sobre plantas, alimentação saudável e reciclagem na Escola Gonçalo Domingos de Campos (CAIC).

Outra ação é o o Projeto Calumba – Uma Vida Melhor no Quilombo trabalha com a comunidade do Ribeirão da Mutuca, localizado em Nossa Senhora do Livramento/MT, e em julho de 2022 ficou no TOP 8 do desafio Diversidade, Equidade e Inclusão realizado pela Ford Company em parceria com a Enactus Brasil, sendo contemplado com R$12.500,00 para investimento no projeto.

Participação é voltada para estudantes com matrículas ativas

Todos os estudantes da graduação e pós-graduação dos campus Cuiabá e Várzea Grande, que estejam com a matrícula ativa, podem participar. Não há limite de vagas a serem preenchidas. Serão selecionados os estudantes com perfil empreendedor que demonstrem interesse em atuar na comunidade, tenham disponibilidade de no mínimo quatro horas semanais e não estejam na reta final do curso.

Para os universitários aprovados que permanecerem no time por no mínimo seis meses e dedicarem a quantidade mínima de horas totais, serão emitidos certificados de extensão quando o projeto em que se encontra for concluído. A divulgação das inscrições deferidas será feita no dia 25 de Fevereiro. O resultado final, com os novos membros, será divulgado no dia 20 de Março. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato através do Instagram do Enactus UFMT.

Fonte: ufmt

Anteriores Alexandre de Moraes determina desbloqueio de redes sociais de Carla Zambelli
Próxima Exclusão de litisconsorte passivo pode gerar honorários abaixo do mínimo legal