WINNIPEG, Manitoba, 4 de novembro (Reuters) – A Associação de Empregadores Marítimos da Colúmbia Britânica disse que bloquearia os trabalhadores do Porto de Vancouver, no Canadá, na segunda-feira, após o prazo de negociação ter expirado, o que pode interromper as exportações de carvão, potássio e carne bovina.
A associação, que inclui empregadores do setor privado da orla, disse que a greve já havia impactado as operações na orla e que bloquearia capatazes e outros membros do Sindicato Internacional de Estivadores e Armazéns Local 514 no maior porto do país a partir das 4h30, horário do Pacífico (00h30 GMT).
O sindicato emitiu um aviso de greve de 72 horas de ação limitada de trabalho para as 8h, horário do Pacífico.
Mas os trabalhadores começaram turnos programados, enquanto se recusavam a fazer horas extras, de acordo com um porta-voz do sindicato. Os trabalhadores também estão se recusando a participar da “implementação de mudança tecnológica” conectada à automação.
Uma greve de 13 dias no ano passado interrompeu mais de C$ 6 bilhões (US$ 4,32 bilhões) em comércio nos portos de Vancouver e Prince Rupert, na Colúmbia Britânica.
A associação de empregadores disse na semana passada que o possível bloqueio de mais de 700 capatazes era preventivo, já que a unidade que os representava havia emitido um aviso de greve para segunda-feira.
Os dois lados estavam em negociações prolongadas sobre um acordo trabalhista e vinham negociando com a ajuda de um mediador federal.
A Associação de Empregadores informou no fim de semana que havia apresentado sua oferta final.
A situação alarmou as indústrias e regiões canadenses dependentes de exportação. O governo provincial de Saskatchewan, rico em recursos e sem litoral, pediu na sexta-feira ao governo federal que tentasse resolver a disputa.
Embora as remessas de grãos a granel estejam excluídas da interrupção, de acordo com o código trabalhista do Canadá, as exportações de carvão, potássio, produtos florestais e produtos enviados em contêineres, como leguminosas e carnes, podem ser afetadas.
A disputa pelos portos da Colúmbia Britânica está ocorrendo ao mesmo tempo que uma greve no Porto de Montreal, que afeta cerca de 40% do fluxo de contêineres e 15% do frete total do porto.
Os capatazes de estiva supervisionam outros estivadores e gerenciam as operações de carregamento em instalações portuárias. Nos portos dos EUA, eles podem ser chamados de “walking bosses”, várias subclasses de “boss” e várias formas de “foreman”.
($1 = 1,3896 dólares canadenses)
Reportagem de Ed White; Edição de Rod Nickel e Bill Berkrot
Fonte: noticiasagricolas