A empresa brasileira Embraer, em parceria com a Eve Airmobility, disse que vai fabricar um carro voador no Brasil. Na verdade são eVTOLs, que na sigla em inglês significa veículo elétrico de pouso e decolagem horizontal.
VEJA TAMBÉM
Existem alguns protótipos sendo desenvolvidos mundo afora, inclusive aqui no Brasil nessa parceria da Embraer. No exterior, há até modelos de corrida que chegam a 360 km/h.
No caso do eVTOL brasileiro, ele tem rotores para pousos e decolagens, como em um helicóptero, e asas para voar na horizontal, como um avião comum. A ideia desses veículos é de servir para deslocamentos rápidos, já que a autonomia deles por enquanto é de cerca de 100 km.
O pouso e a decolagem seriam feitos em “vertiportos”, mas também podem aproveitar a estrutura de helipontos já existentes.
A intenção da Eve é a de levantar a linha de montagem em Taubaté (SP), já que ficaria próximo a rodovias, ferrovias e também perto da sede da Embraer em São José dos Campos. Ainda não há previsão de quando as obras começam, já que a instalação, segundo comunicado assinado pelas duas empresas, “está sujeita a aprovação final das autoridades”.
A Eve diz ter a carta de intenção de compra de 28 empresas. Seriam já 2.850 eVTOLs para operadoras de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
Ainda não há imagens do modelo a não ser projeções divulgadas pela Eve, que diz já ter feito testes de vôo nos Estados Unidos, mas não divulgou imagens, e em túnel de vento com um modelo em escala.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews