Embaixador do Brasil em Moscou critica tarifas dos EUA e defende expansão de laços com a Rússia


As declarações foram feitas durante o evento em comemoração ao Dia da Independência do Brasil e da apresentação em comemoração aos 25 anos da Escola do Balé Bolshoi no Brasil, realizado no novo palco do Teatro Bolshoi em Moscou,.
Segundo o embaixador, as medidas adotadas pela administração norte-americana têm caráter político, e não econômicos, e desconsideram o histórico comercial entre os dois países.

“A administração dos EUA está utilizando medidas econômicas — me refiro às tarifas — mas essas ações não têm relação com questões comerciais propriamente ditas”, afirmou o diplomata a jornalistas.

Ele lembrou que o Brasil teve déficit comercial com os Estados Unidos nos últimos 15 anos.
“Não havia nenhuma justificativa comercial para impor tarifas ao Brasil. Autoridades americanas declararam que as tarifas estão ligadas à situação política interna do país. Mas essa é uma questão de soberania, e não discutiremos isso com ninguém”, acrescentou.
No dia 30 de julho, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma ordem executiva elevando as tarifas sobre produtos do Brasil para até 50%, mas incluiu uma lista com 700 exceções em setores estratégicos como aviação, energia e parte da agricultura.
Jorge Viana participa do 6º Brasil Investment Forum, em Brasília (DF). Brasil, 8 de novembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.09.2025

Diplomacia cultural em destaque

O embaixador destacou ainda a importância da diplomacia cultural nas relações bilaterais entre Brasil e Rússia.
“A diplomacia cultural desempenha um papel-chave na valorização da cultura e da história dos povos. No caso do Brasil e da Rússia, a criação da Escola do Balé Bolshoi foi um marco, pois é a única escola desse tipo fora da Rússia. Ela teve papel fundamental na promoção da cultura russa no Brasil. E, por outro lado, aproxima os russos da cultura brasileira, já que alunos brasileiros passam a integrar companhias de balé na Rússia”, explicou o embaixador.
“Esse tipo de intercâmbio ajuda a construir pontes entre nossos países. E pretendemos expandir ainda mais essa interação cultural com a Rússia”, completou.
A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil foi fundada em 2000, na cidade de Joinville (SC). É a única filial internacional do Teatro Bolshoi da Rússia e forma bailarinos profissionais que se apresentam no Brasil e no exterior.
O projeto oferece bolsas de estudo integrais e benefícios para alunos de diferentes estados brasileiros e de outros países.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Tudo que você precisa saber sobre o novo iPhone 17: design, câmeras e preços
Próxima Apoiadores de Bolsonaro se reúnem em Copacabana para pedir anistia; confira imagens