Emanuel lança programa que fortalece ações que combate às queimadas urbanas em Cuiabá


e1ba8d4a36aa0e7e160cddf558b02dfc-1

O prefeito Emanuel Pinheiro realizou, na manhã desta quarta-feira (10), o lançamento oficial do programa ‘Cuiabá Sem Queimadas’, na Praça Alencastro. O ato consolida a soma de esforços em conjunto com as corporações atuantes no combate à queimadas ilegais no município. 

Além do caráter repressivo e orientativo, a iniciativa oferece suporte ao combate a incêndios, especialmente, a regiões de difícil acesso. Segundo dados da Defesa Civil de Cuiabá, somente em 2021, a capital contabilizou mais de 500 demandas desta natureza. A meta da gestão Emanuel Pinheiro para 2022, é reduzir esse número drasticamente. 

Em seu pronunciamento, o chefe do Executivo Municipal, parabenizou o trabalho consistente desempenhado pelos órgãos competentes na coibição das ocorrências e enfatizou o compromisso da administração atual na preservação e defesa dos ecossistemas. 

“Temos ao nosso lado, mais uma vez a população. Acreditamos na força popular como agente potencializador na mudança de vidas e realidades, por meio da promoção de uma sociedade mais humanizada, que respeita o meio ambiente e os seres que nele vivem, primando pela saúde pública na batalha da conscientização popular, quanto as queimadas urbanas”, declarou. 

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, Renivaldo Nascimento, salientou a importância de mais esse passo dado pela Prefeitura de Cuiabá de proteção aos recursos naturais. “Cuiabá já avançou muito e tem um futuro lindo pela frente, graças a ações como essas de cuidado com as  pessoas e os ecossistemas”, disse. 

O vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, enalteceu a colaboração dos envolvidos na concretização da proposta, oportunizando um legado promissor às futuras gerações. “Nossa missão é combater e estimular a consciência popular, respeitando os munícipes, via uma prestação de serviços de qualidade e inovadora, sem distinções, de fomento à qualidade de vida”, frisou. 

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, adiantou que as equipes foram distribuídas pelas quatros regiões da cidade, equipadas de todo aparato técnico adequado. “Nossa expectativa é diminuir os casos cada vez mais, anos após anos. Desta forma, estamos com efetivo pessoal maior, à disposição para atender toda a comunidade”, acrescentou. 

Durante a solenidade, Pinheiro aproveitou para entregar em mãos certificados aos estudantes da rede pública de ensino que concluíram o treinamento proporcionado pelo projeto Brigadistas Ambientais Mirins. 

Estiveram presentes, o vereador Marcrean Santos, a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Morelli,  secretário-adjunto de Desenvolvimento Urbano, Oséas Machado, secretário de Governo, Luís Cláudio Sodré, de Ordem Pública, Leovaldo Sales, Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Francisco Vuolo, diretor-presidente da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), Júnior Leite, secretária-adjunta de Educação, Débora Marques, gestor de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Cuiabá, Alex de Deus, bem como lideranças comunitárias e representantes de entidades civis. 

Saiba como denunciar

A Defesa Civil de Cuiabá reforça à população os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos.

As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

 

 

 

Anteriores Após cancelamento de ‘Batgirl’, ‘Besouro Azul’ está garantido, diz site
Próxima Prefeitura de Cuiabá homenageia presidentes de bairro com galeria de fotos