Em Taiwan, 4 militares são presos sob acusação de espionagem para Pequim


Ontem (4), um capitão aposentado da Força Aérea e três oficiais militares ativos da Força Aérea e da Marinha foram detidos na cidade taiwanesa de Kaohsiung sob suspeita de espionagem para Pequim.
De acordo com a agência CNA, sete pessoas teriam sido interrogadas pela principal promotoria do país na terça-feira (3), supostamente permitindo a coleta de evidências de seu possível envolvimento em espionagem. Em seguida, três suspeitos foram libertados sob fiança, enquanto os outros quatro foram detidos.
Entre os detidos está um capitão aposentado com sobrenome Liu, o qual a agência disse que começou a fazer negócios com a China em 2013, após se aposentar da Força Aérea.
“Então ele foi recrutado pelo lado chinês como espião. Usando suas conexões nas Forças Armadas [de Taiwan], ele ajudou a recrutar oficiais ativos da Força Aérea e da Marinha”, escreveu a agência, citando a procuradoria.
Os promotores acreditam que Liu recrutou pelo menos seis oficiais para sua quadrilha de espionagem e recebeu “recompensas” financeiras do lado chinês por meio de uma empresa de fachada que ele montou para cada indivíduo trazido para o grupo.
Bandeira do Canadá (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 15.11.2022

Em nota, o Ministério da Defesa de Taiwan disse que o caso foi denunciado por alguns militares e tomaram a iniciativa de investigar as denúncias de espionagem.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Indicador de tendência do emprego da FGV sobe 1,6 ponto em dezembro
Próxima Mesmo com desonerações, brasileiros pagaram R$ 2,89 trilhões em impostos em 2022