A venda de veículos eletrificados atingiu a marca de 79.304 emplacamentos entre janeiro e junho de 2024. Isso significa que em um semestre, o Brasil já vendeu mais que o dobro de carros do segmento durante o ano passado inteiro, que teve 32.239 unidades.. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Do total de emplacamentos até junho deste ano, 31.204 exemplares são elétricos, e 48.100 unidades equivalem a carros híbridos, incluindo modelos plenos (HEV), plug-in (PHEV) – que carregam na tomada –, e micro-híbridos (MHEV). Quando comparado ao mesmo período de 2022, o crescimento nas vendas desse tipo de veículo se torna ainda maior: 288%.
Entre os carros, o líder de vendas dos seis primeiros meses de 2024 é o BYD Song Plus, com 10.038 unidades. A fabricante chinesa domina o pódio com seus dois compactos, Dolphin Mini e Dolphin, que ocupam os segundo e terceiro lugares, respectivamente. Isso porque os hatches acumularam 9.056 e 7.512 licenciamentos, nesta ordem, de janeiro a junho . Além de outros modelos da própria BYD, o ranking dos dez modelos eletrificados mais vendidos no primeiro semestre de 2024 ainda traz o Toyota Corolla Cross e veículos da chinesa GWM, como o Haval H6.
Dentre as categorias do segmento, os veículos elétricos correspondem a 39% das vendas no primeiro semestre. Em seguida, automóveis híbridos plug-in constituem 29,5% dos emplacamentos. Por fim, os modelos híbridos flex, convencionais e micro-híbridos equivalem a 9,5%, 14% e 8%, respectivamente.
Já considerando apenas os emplacamentos de junho de 2024, que registrou 14.396 veículos, o ranking se mantém o mesmo, e os elétricos representam 36,1% do número do período. Logo abaixo, aparecem os PHEVs, com um ponto percentual de diferença seguido pelos HEVs flex, HEVs a gasolina e MHEVs, que correspondem a 12,1%, 8,6% e 8,1%, nesta ordem. Confira tabela abaixo:
Com os dados apresentados, o Brasil já atingiu a marca de 299.735 veículos eletrificados em sua frota desde 2012, quando a ABVE iniciou a coleta e estudo de dados para o segmento. Dentre os estados brasileiros, o Distrito Federal é a unidade federativa que, desde o ano passado, representa a maior evolução na comercialização de veículos leves eletrificados.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews