Em relatório, Defesa dos EUA admite falha ao planejar manutenção de armas enviadas à Ucrânia


Em relatórios divulgados pelo Departamento de Defesa (DoD) dos Estados Unidos na terça-feira (20), o órgão afirma que o Pentágono não preparou antecipadamente planos adequados para orientar as forças ucranianas na manutenção de veículos de combate.
Os documentos citam equipamentos como tanques M1, bem como interceptadores de defesa aérea Patriot, segundo a Bloomberg.

“O DoD forneceu à Ucrânia veículos blindados e sistemas de defesa aérea sem um plano para garantir a sua utilidade a longo prazo. Embora o DoD esteja atualmente trabalhando no desenvolvimento de tal plano, a falta de previsão nesse assunto é preocupante e deve ser corrigida imediatamente”, declarou Robert Storch, inspetor-geral do DoD.

Entre os exemplos citados, Storch disse que o Pentágono “forneceu cursos básicos de treinamento de operação e manutenção nos sistemas de defesa aérea Patriot, bem como peças e suprimentos iniciais”, mas não estabeleceu “treinamento avançado para lidar com tarefas de manutenção, um processo para antecipar necessidades de sustentação, um sistema de fornecimento para enviar peças de reposição ou instalações necessárias para realizar atividades de sustentação”.
A mídia afirma que o Pentágono concentra uma atenção considerável na sustentação dos sistemas de armas, que muitas vezes representam mais de 70% dos custos do programa.
Helicóptero EUA - Sputnik Brasil, 1920, 09.02.2024

Porém, ainda assim, o gabinete de Storch concluiu que, no caso dos sistemas do Exército, o DoD “forneceu peças sobressalentes, munições e apoio de manutenção limitados” após a sua transferência, mas “não coordenou ou adaptou esses esforços em um plano de sustentação abrangente“.
Embora o órgão norte-americano tenha fornecido pacotes de abastecimento “contendo consumíveis e peças sobressalentes, bem como pessoal e instalações para realizar manutenção em nível de campo” até 30 de setembro para os veículos do Exército, as autoridades “reconheceram que os esforços existentes não constituíam um plano de sustentação e ainda não foram identificados esforços para facilitar a sustentação da Ucrânia além de setembro”, concluiu a auditoria dos sistemas blindados, citada pela mídia.
Em agosto passado, o Pentágono transferiu, ou estava transferindo, 186 veículos de combate Bradley, 189 veículos de combate Stryker e 31 tanques M1 Abrams, bem como um número não especificado de Patriot, de acordo com um dos relatórios.
Mas sem apoio de sustentação planeado – incluindo peças sobressalentes, munições e manutenção adequadas – “os ucranianos não seriam capazes de manter estes sistemas de armas na sua luta contínua […]”, concluiu Storch.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Com declaração de Lula sobre Israel, teria o Brasil perdido a chance de mediar o conflito em Gaza?
Próxima Israel pressiona fabricantes locais para aquisição de fuzis: 'Medida de precaução se Trump vencer'