Via @cnnbrasil | O Governo do Estado de São Paulo planeja lançar, até maio, um edital para a aquisição de 3.125 câmeras corporais portáteis (COPs) para a Polícia Militar, visando incorporar tecnologias avançadas e melhorar a segurança pública.
O anúncio vem após críticas direcionadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre a transparência e legalidade das operações da PM no litoral de SP.
Na segunda (26), o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana do Estado de São Paulo (CONDEPE) enviou uma representação ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), apontando o Secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, por suposto descumprimento de legislação e falta de transparência nas operações Escudo e Verão.
A representação enfatiza a ausência de câmeras corporais nos uniformes dos policiais militares e a não resposta a pedidos de informação por instituições públicas, levantando preocupações sobre a conduta das operações de segurança pública.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que os haverá melhorias no sistema de comunicação dos agentes em campo, na conectividade e qualidade de captação de áudio e vídeo, além de um sistema aprimorado de armazenamento de imagens.
Também informou que os novos equipamentos permitirão a leitura de placas de veículos, facilitando a identificação de carros roubados ou furtados, e serão integrados ao Programa Muralha Paulista.
Thomaz Sousa
Fonte: @cnnbrasil