Em forte rejeição pré-eleitoral à China presidente de Taiwan diz que ilha ‘pertence aos taiwaneses’


25890893

Neste sábado (12), a presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse que sua missão na vida é garantir que Taipé continue pertencendo ao seu povo e que a existência da ilha não seja uma provocação para ninguém, segundo a Reuters.

“Quero dizer a todos que a existência de Taiwan e a insistência do povo taiwanês na liberdade e na democracia não são uma provocação para ninguém. Como presidente, meu chamado é fazer todos os esforços para deixar Taiwan ainda ser a Taiwan do povo taiwanês”, afirmou Tsai citada pela mídia.

As declarações da líder acontecem a apenas alguns dias das eleições locais, marcadas para 26 de novembro, e um mês depois do presidente chinês, Xi Jinping, garantir um terceiro mandato na China.
O chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, general Mark Milley, dá uma entrevista coletiva após uma reunião do Grupo de Contato de Defesa da Ucrânia durante uma reunião de dois dias dos Ministros da Defesa da aliança na sede da OTAN em Bruxelas, 12 de outubro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 10.11.2022

Embora a votação para prefeitos e vereadores seja nominalmente sobre questões domésticas, Tsai disse a milhares de apoiadores em um comício no centro de Taipé hoje (12) que muito mais estava em jogo, e foi a primeira vez que ela foi tão explicitamente contra Pequim em uma campanha, relata a mídia.

A presidente disse que não “se rendeu” à proposta de Xi de “um país, dois sistemas” de autonomia sob a soberania chinesa e que, sob sua liderança, cada vez mais países consideram a democracia e a segurança da ilha como a chave para a paz.

O gigante asiático considera Taiwan seu território dentro da política de Uma Só China, e depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taipé em agosto – mostrando o apoio norte-americano à ilha –, Pequim realizou uma série de exercícios militares nas linhas sensíveis do território taiwanês.
Anteriores Bolsonaro não comparecerá à cúpula do G20 na Indonésia, diz Itamaraty
Próxima Comissão Europeia aprova US$ 234 milhões em ajuda para que Alemanha assuma antiga Gazprom Germania