Homenageado nesta quinta-feira (17) com o Título de Cidadão Catarinense, o ex-presidente Michel Temer chegou à Assembleia Legislativa de Santa Catarina por volta das 14h25, acompanhado de integrantes do primeiro escalão de seu governo, como os ex-ministros Carlos Marun, Antônio Imbassahy e Vinícius Lummertz, além do deputado federal Carlos Chiodini (MDB).
No hall do Palácio Barriga Verde, foi recebido pelo presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal (MDB), mas antes tirou fotos com pessoas que aguardavam sua chegada, entre eles vereadores mirins de Timbó. Depois, dirigiu-se ao gabinete da Presidência da Assembleia, onde foi recebido por mais autoridades.
Logo após a sessão solene de entrega do título, Temer concedeu entrevista coletiva aos jornalistas que acompanharam a homenagem. O ex-presidente comentou sobre o sentimento de gratidão com o Estado e se colocou a disposição para ajudar Santa Catarina em suas reivindicações na esfera federal.
“Nas minhas modestas possibilidades, quando necessário for, podem me convocar para eu me incorporar aos pleitos de Santa Catarina, em especial na esfera federal”, disse.
O ex-presidente comentou que está afastado do cotidiano político-partidário. “Participo muito modestamente”, afirmou. “Ex-presidente tem que ser discreto, só deve dar palpite quando convocado.”
Sobre o clima de acirramento no ambiente político, Temer acredita que as pessoas estão cansadas da agressividade e considera que o simples cumprimento da Constituição Federal contribuirá para a moderação. “Quem quiser a pacificação no país, não precisa fazer muita coisa. Basta abrir o livrinho, ver o que a Constituição diz.”
Título
O Título de Cidadão Catarinense concedido a Michel Temer foi aprovado no último dia 10 pelos deputados. A proposta é de autoria da Bancada do MDB e assinada também por parlamentares do PTB, PSD e PSDB.
A honraria é concedida com base na Lei Estadual 16.721/2015. Conforme a norma, o título homenageia pessoas físicas de elevado espírito público e possuidoras de virtudes éticas e de idoneidade moral que tenham atuação destacada em benefício do Estado e da sociedade catarinense.
O homenageado
Michel Temer nasceu em Tietê (SP), em 23 de setembro de 1940. Formado em Direito pela Faculdade do Largo São Francisco (USP), é doutor em Direito pela PUC-SP e considerado um dos maiores constitucionalistas do país.
Nos anos 1970, tornou-se procurador do Estado de São Paulo e em 1983, assumiu a procuradoria-geral paulista. Foi duas vezes secretário de Estado de Segurança Pública em São Paulo.
Seu primeiro cargo eletivo foi o de deputado federal constituinte, para o qual foi eleito por São Paulo em 1986. Na Câmara dos Deputados, exerceu seis mandatos consecutivos e presidiu a Casa por três ocasiões, sempre filiado ao MDB.
Em 2010, foi eleito vice-presidente da República na chapa de Dilma Rousseff. Reeleito para o mesmo cargo em 2014, assumiu a Presidência em 2016 com o impeachment da presidente, cargo no qual permaneceu até 31 de dezembro de 2018.
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov