Em cenário de tensão, tropas de Israel treinam para combater “no território inimigo”


Uma brigada de infantaria israelense concluiu nesta semana um exercício militar para simular “cenários de combate em território inimigo” no norte de Israel. A ação ocorre em meio à escalada das tensões com o grupo xiita Hezbollah na fronteira com o Líbano.

Essa é a primeira brigada de infantaria regular (não da reserva) a concluir um ensaio militar na área. Conhecida como Kfir, o agrupamento tem experiência em combates em Gaza, na Cisjordânia ocupada e na fronteira norte, segundo comunicado do Exército israelense.

Como parte do exercício, as tropas ensaiaram cenários de combate, evacuação de vítimas, uso de camuflagem e movimentação em terrenos montanhosos e densos, já que Israel está em alerta máximo para um possível ataque do Irã ou do Hezbollah.

Os ensaios ocorrem após o assassinato em Teerã do principal líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, e do comandante do grupo xiita Hezbollah, Fuad Shukr, em um bombardeio em Beirute, no Líbano.

Tensão entre Israel e Líbano

Mais de 60 mil israelenses de comunidades no norte do país foram evacuados desde outubro de 2023, quando o grupo libanês começou a disparar foguetes e projéteis contra Israel em solidariedade aos grupos palestinos na Faixa de Gaza, que naquele mês atacaram o território israelense, matando cerca de 1.200 pessoas e sequestrando outras 200.

Israel responde com bombardeios pesados, que já tiraram a vida de cerca de 540 libaneses. “Estamos determinados a continuar lutando até mudarmos radicalmente a situação de segurança no norte e conseguirmos trazer os moradores de volta para casa, com uma sensação de segurança”, disse o chefe do comando da frente interna do Exército israelense, general Rafi Milo.

Fonte: gazetadopovo

Anteriores F1: Tsunoda critica atualizações da RB: “Espero que não seja um retrocesso”
Próxima Novo episódio de frio intenso está previsto ainda neste mês para o Sul do Brasil