Elon Musk: mundo precisa de mais petróleo e gás, não menos


24456265-1

O empresário magnata do setor tecnológico Elon Musk disse nesta segunda-feira (29) que a demonização dos combustíveis fósseis não contribui positivamente na corrida mundial para a transição para fontes sustentáveis de energia.
“Neste momento, precisamos de mais petróleo e gás, não menos”, disse Musk, em uma conferência realizada na Noruega promovida pela fundação Offshore Northern Seas (ONS), que faz debates sobre o uso sustentável de fontes de energia, segundo informou a emissora Sky News.
Musk afirmou que, no momento, o mundo ainda precisa de combustíveis fósseis, do contrário a civilização humana sucumbiria. “Para que a civilização continue, nós precisamos de petróleo e gás. Especialmente nos dias atuais, com as sanções contra a Rússia, nós precisamos providenciar petróleo e gás para preservar a civilização”, disse o empresário.
Presidente Jair Bolsonaro (E), seu ministro da Comunicação Fabio Faria (D) e CEO, e o engenheiro-chefe da SpaceX, Elon Musk, no evento Conecta Amazônia em Porto Feliz, SP, Brasil em 20 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 19.07.2022

Musk reconheceu a importância de se fazer a transição para fontes sustentáveis “o mais rápido possível”, mas destacou que isso levará um determinado tempo. “Um dos maiores desafios que o mundo já enfrentou é a transição para fontes sustentáveis de energia e para economias sustentáveis. Isso levará algumas décadas”, disse Musk.
O diretor-executivo da Tesla acrescentou ser a favor da energia nuclear. “Se você tem uma usina nuclear com planta bem estruturada, não deve fechar. Especialmente agora”, disse Musk.
Os comentários de Musk vêm em um momento no qual a Europa se esforça para conter os prejuízos gerados pela crise no abastecimento de petróleo e gás, iniciada após Estados Unidos e União Europeia (UE) decidirem impor sanções à Rússia por conta da operação militar especial desta na Ucrânia.
A queda no fornecimento de petróleo e gás gerada pelas sanções fez saltar o custo da energia nos Estados Unidos e na Europa. Nesta segunda-feira (29), a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, informou que a UE está elaborando uma série de medidas de emergência para conter a escalada no custo da eletricidade.
Combatentes do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU, na sigla em ucraniano) - Sputnik Brasil, 1920, 26.08.2022

Anteriores PF investiga extração e comercialização ilegal do mineral bentonita na Paraíba
Próxima MPF recebe informações do MP do Paraguai relativas aos valores desviados por Dario Messer em esquema de lavagem de dinheiro