“Elon Musk brasileiro” promete sedã elétrico “flex” e fábrica no Espírito Santo


O empresário Flávio Figueiredo Assis, que se autodenomina o “Elon Musk brasileiro“, dono da Lecar, anunciou que vai pretende uma fábrica na cidade de Sooretama (ES), a 120 km da capital, Vitória, para fabricar o 459, um sedã elétrico com extensor de autonomia que ainda não existe no mundo real.

Para isso, ele promete um investimento de R$ 870 milhões, sendo R$ 240 milhões em obras de instalações e R$ 630 milhões em automação para a linha de montagem. Segundo a Lecar, o dinheiro virá de empresários, mas ainda há busca por ajuda de bancos de investimentos públicos e privados.

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A Lecar diz que a fábrica terá 100 mil m² de área construída e terá capacidade para fazer 120 mil carros por ano com cerca de 1.500 empregos diretos e 3.000 indiretos. A ideia é produzir inicialmente o Lecar 459 e construir uma pista de testes no local. A previsão de inauguração é agosto de 2026.

Como comparação, a fábrica da Honda em Itirapina (SP) também tem capacidade para produzir 120 mil veículos por ano. Falando de vendas, em 2023, Renault e Jeep alcançaram números próximos dessa marca.

“Não fico constrangido em anunciar um investimento bem abaixo de outras montadoras, porque o nosso é factível. A gente vê fabricantes anunciando bilhões e bilhões, mas não vê isso na prática”, disse Assis.

O Lecar 459 só existe em projeções virtuais, embora um protótipo real com outro desenho tenha sido apresentado. Ele foi montado quando a promessa ainda era de fazer um sedã elétrico a bateria, sem motor gerador. O novo modelo tem visual mais bem resolvido.

A frente tem faróis afiladas e ausência de grade, o que deve mudar na versão de produção por causa do motor a combustão dianteiro. A traseira tem uma caída estilo cupê, com lanternas que cortam a traseira de um lado a outro.

Segundo a empresa, dois motores equipam o 459, mas o 1.0 de três cilindros turbo flex de origem Horse, joint venture de Renault e Geely funciona apenas como gerador. Ele tem 122 cv de potência e 22,4 kgfm de torque. No eixo traseiro vai um elétrico de 163 cv e 26,3 kgfm. É o mesmo motor usado no Kardian.

O conjunto faz o sedã acelerar de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos. O motor elétrico é abastecido por bateria de 18,4 kWh capaz de sustentar o funcionamento no modo elétrico por até 100 km. A autonomia total é de 1.000 km.

O 459 tem 4,35 metros de comprimento, 1,82 m de largura e 1,52 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,70 m e o porta-malas tem capacidade para 530 litros. Entre os equipamentos, a Lecar promete o pacote Adas com sistema de permanência em faixa, controle de velocidade adaptativo, assistente de frenagem de emergência e sistema de alerta de pontos cegos.

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Fonte: direitonews

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