“O impacto de uma medida dessa envergadura na economia americana vai ser destruidor”, disse Mielniczuk à Sputnik Brasil. “Isso me parece uma bravata de Trump, para sinalizar uma postura mais dura dos EUA contra o avanço da desdolarização.”
Presidência brasileira do BRICS
“O Brasil sinalizou que manterá temas do G20 na pauta do BRICS no ano que vem, em particular a questão da reforma tributária internacional. E também insistirá na reforma das instituições financeiras globais, como FMI e Banco Mundial”, disse Mielniczuk. “Esses são temas que, apesar de importantes, não necessariamente apontam para a desdolarização.”
“O Brasil hoje é um país que busca alternativas ao dólar de maneira ativa. E esse não é um projeto da centro-esquerda brasileira, já que também foi mantido em governos de direita, como o de Jair Bolsonaro”, notou Nicodemos.
“Economicamente, o Brasil não tem nada a perder com a desdolarização. Mas as elites brasileiras temem um assédio norte-americano a nível político e militar”, considerou Nicodemos. “Em caso de bloqueio imposto por Washington, o Brasil não dispõe de infraestrutura alternativa para manter o seu comércio internacional.”
Fonte: sputniknewsbrasil