Em nota publicada pelo O Globo, o MRE afirmou que dois dos brasileiros envolvidos no episódio já receberam alta hospitalar, enquanto uma mulher continua internada. O Itamaraty não soube informar o estado de saúde desta pessoa.
Embora brasileiros tenham se envolvido no acidente, o MRE destacou que embaixada do país em Portugal não foi procurada pelas vítimas e que as informações que chegaram ao ministério foram repassadas pelas autoridades locais.
A Procuradoria-Geral de Portugal informou que, dos 16 mortos, cinco são portugueses, dois são coreanos e um suíço. As equipes do país ainda tentam identificar quem são as oito vítimas restantes. Dentre os 21 feridos, cinco estão em estado grave.
O Ministério Público de Portugal abriu uma investigação para apurar as causas do acidente. De acordo com a imprensa local, se acredita que um dos cabos de tração arrebentou, o que levou o funicular a perder o controle.
A Carris, empresa responsável pela gestão do Elevador da Glória, garantiu que todas as manutenções previstas para o veículo foram “realizadas e respeitadas”, assim como os protocolos de manutenção do funicular.
Fonte: sputniknewsbrasil