Elétrico Rimac Nevera acelera de 0 a 100 km/h em 1,8 segundo e quebra 23 recordes em um dia


Quebrar recordes é um dos lemas das fabricantes de carros de alta performance. Lotus Evija, Pininfarina Battista, Tesla Roadster e Bugatti Chiron são modelos conhecidos justamente pelos seus números extraordinários de aceleração. Mas, claro, não podemos deixar de incluir o Rimac Nevera nessa lista – ainda mais depois do hiperesportivo de 1.914 cv superar suas próprias marcas recentemente e quebrar vinte e três recordes no mesmo dia.

O carro elétrico da fabricante croata foi submetido a novos testes em uma pista na Alemanha e conseguiu quebrar nada menos do que 23 recordes próprios em um único dia (ainda que alguns deles sejam questionáveis) . Um deles foi na aceleração de 0 a 100 km/h, que baixou 0,04 segundo e agora é feita em exato 1,81 segundo.

Apesar do novo impressionante número, o Rimac Nevera ainda não pode ser considerado o carro com a aceleração mais rápida do mundo. Quem ocupa essa posição, na verdade, é o Aspark Owl. O modelo japonês sai da inércia e chega aos 100 km/h em apenas 1,72 segundo. O italiano Pininfarina Battista também é mais rápido ao fazer esse trabalho em 1,79 segundo.

Mesmo assim, o Nevera estabeleceu outro recorde mundial ao acelerar de 0 a 400 km/h e parar completamente em nada menos que 29,93 segundos. O esportivo elétrico superou o Koenigsegg Regera, que havia feito essa movimentação em 31,49 segundos em 2019, em testes realizados na Suécia.

Além desses resultados, o Rimac Nevera também se superou em outros aspectos. O carro croata agora provou que pode acelerar de 0 a 200 km/h em míseros 4,42 segundos. Já os 300 km/h são alcançados em 9,22 segundos. Um dos recursos usados pela Rimac para quebrar ainda mais recordes foi a adoção de duas unidades de medida para a velocidade. Confira:

É importante ressaltar que essas marcas não começaram a ser feitas com o Nevera totalmente parado. A fabricante informou que o asfalto da pista não era preparado especialmente para o teste e, por isso, precisou realizar as avaliações utilizando partidas em movimento.

O superesportivo é equipado com quatro motores elétricos – um em cada roda. Assim, entrega nada menos que 1.914 cv de potência e 234,5 kgfm de torque. A velocidade máxima pode chegar a 412 km/h. Para se ter uma ideia, um carro de Fórmula 1 atinge velocidade máxima de 378 km/h.

Para gerenciar toda essa potência, a Rimac também instalou quatro transmissões: duas caixas na dianteira com uma marcha e duas na traseira com duas marchas. Já as embreagens são de carbono para aguentar tamanho torque. E apesar de ser feito totalmente de fibra de carbono, o Nevera pesa 1.950 kg.

Há ainda uma bateria de 120 kWh que promete autonomia de 550 km e pode ser recarregada em cerca de uma hora em um carregador de 150 kWh. Mas é claro que todo esse desempenho tem um preço. Nesse caso, de míseros R$ 12 milhões.

O primeiro proprietário desse ilustre hiperesportivo, aliás, foi o campeão mundial de F1 Nico Rosberg. Em agosto de 2022, o alemão foi até a sede da marca na Croácia para revelar seu exemplar. Depois, em dezembro, ele recebeu o carro e não soube nem ligar o Nevera.

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Fonte: direitonews

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