🌎 Neste episódio, entrevistamos Mamadou Diallo, mestre em ciência política; e Rafaela Serpa, professora do curso de especialização Relações Internacionais: Geopolítica e Defesa, da UFRGS. Ouça agora!https://t.co/K4wwy6wUzX
— Mundioka (@mundioka) March 29, 2024
“Acho que tem um significado muito grande, tanto do ponto de vista histórico quanto do ponto de vista político. Politicamente, o último governo sempre tentou impedir que houvesse qualquer possibilidade de oposição e fez de tudo [para isso], mas o povo ficou em pé, ficou acordado, ficou acompanhando e lutou, e deu no que deu.”
Papel da juventude senegalesa
Quem é Bassirou Diomaye Faye?
O que esperar do governo Diomaye Faye?
“Eu acho que essa politização da sociedade conseguiu barrar esse autoritarismo que estava crescendo e conseguiram, através do voto, eleger o seu candidato”, explica a especialista.
🎙️ O que significa para o povo senegalês a eleição de Bassirou Diomaye Faye? Para responder essa e outras questões, convidamos a professora do curso de especialização Relações Internacionais: Geopolítica e Defesa, da UFRGS, Rafaela Serpa, para o episódio de hoje. pic.twitter.com/WmIM1KRG8P
— Mundioka (@mundioka) March 29, 2024
“O Senegal sempre foi uma colônia muito importante para a França. O Senegal podia inclusive eleger representantes para a Assembleia Francesa, mesmo quando ainda era colônia. Então o Senegal sempre foi, de certa forma, uma vitrine e um exemplo dessa nova estrutura de relação que a França criou depois da colonização, que a gente chama de neocolonialismo”, explica Serpa.
“Ele [Diomaye Faye] defende uma mudança nos contratos relacionados a petróleo e gás natural, que são contratos que são muito desiguais e que muitos são ainda também oriundos dessa questão neocolonial”, conclui a especialista.
Fonte: sputniknewsbrasil