A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já implementou na Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira, Bojuí, o ensino de Tempo Integral para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Ao todo, são 112 alunos que têm contato com a educação de modo integral.
O ensino acontece das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Pela manhã ocorre a Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental, na extensão do ensino, ou seja, período vespertino os estudantes participam de bases de ensino diversificadas. Ao todo, são cinco modalidades ofertadas, como letramento, raciocínio lógico, artesanato, artes cênicas e saberes do campo.
A escola faz o acompanhamento de cada aluno e consegue visualizar quais são os aspectos que cada criança possui mais dificuldades, como a questão alfabética com valor sonoro, pré-silábico, entre outros pontos que precisam de maiores atenções. Desse modo, no tempo integral que o estudante permanece na escola, essas dificuldades podem ser trabalhadas, contribuindo no desenvolvimento do estudante.
Além da intensificação do ensino, como é o letramento e raciocínio lógico, os alunos ainda podem ter contato com o artesanato e aulas de artes cênicas, bem como ensino sobre saberes do campo, no qual, as crianças têm o convívio mais direto com a natureza, a interatividade e modos de produção. A escola possui uma horta com plantações de rúcula, salsinha, coentro e demais plantio, todos realizados pelos estudantes da escola municipal. Todo o alimento produzido será para consumo dos próprios alunos.
A assessora pedagógica do campo de Diamantino, Ana Rose Borges, enfatizou os benefícios que esse ensino com base estendida e diversificado beneficia aos estudantes um ensino com maior qualidade e resultado de aprendizado.
“Os benefícios da escola integral são muitos e esse modelo foi implantado justamente para ajudar e intensificar o aprendizado, além de contribuir no desenvolvimento de outras habilidades, como artesanato e artes cênicas. Já são notáveis os resultados após a implantação desse ensino. A escola de tempo integral só vem somar e ajudar nossos alunos. A matemática é uma das bases, ela é ensinada de forma mais dinâmica, fazendo com que o estudante goste e absorva mais o conteúdo”, destacou Ana Rose.
Além disso, a pré-escola também é contemplada com o ensino integral. Durante a extensão da carga horária, as crianças aprendem atividades lúdicas que contribuem para o seu desenvolvimento cognitivo, trabalhado a linguagem, raciocínio, criatividade, atenção, cores, coordenação e demais atividades.
A diretora da escola, Maria do Carmo, conta como tem sido a adaptação do ensino. “Os alunos têm se adaptado a essa nova modalidade de ensino, quando chegam na escola eles encontram com os colegas e nossa equipe também faz o trabalho de acolhimento, fazendo com que se sintam mais à vontade no ambiente escolar. Aqui eles permanecem mais tempo e estão longe das drogas e violência.”
A escola conta ainda com um Laboratório de Aprendizado para atender aqueles alunos que precisam de uma atenção mais individualizada.
Durante o tempo que as crianças permanecem no ambiente escolar é ofertado alimentação, como o café da manhã, almoço e o lanche da tarde.
A professora da educação infantil da escola do campo, Jeniffer Aparecida, que trabalha com a oficina de raciocínio lógico, pontuou os benefícios que as atividades proporcionam aos alunos.
“A oficina de raciocínio lógico tem como objetivo principal estimular e aprimorar o conhecimento dos nossos alunos em relação a matemática, através do lúdico, com jogos interativos, fazendo com que essas crianças peguem o gosto e o prazer de aprender matemática, uma vez que ela está presente no dia a dia de todos nós”, enfatizou Jeniffer.
O estudante Anthony Gabriel, do 5º ano, contou sua experiência estudando agora o dia todo. “Eu gosto de ficar na escola o dia todo, porque eu aprendo mais a escrever a ler, e também passo mais tempo com meus amigos. Na oficina do raciocínio lógico eu aprendo muitas coisas sobre os números, a fazer soma, subtração, várias coisas.”
Além das atividades de tempo integral já ofertadas pela escola, na sexta-feira os estudantes têm contato com aula de dança e capoeira. Essa ação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania.
Oficina Teoria e Prática Matemática
No dia 24 maio, as crianças assistiram à oficina “Teoria e Prática Matemática através dos jogos e quebra-cabeça”. A aula foi ministrada pelo professor convidado Omoacy Borges.
Na ocasião, os alunos aprenderam alguns conteúdos matemáticos de forma interativa com jogos que exigem do estudante o raciocínio, além do foco para conseguir completar.
Bojuí
Bojuí é uma comunidade rural, distante 35 quilômetros do município de Diamantino.
Fonte: diamantino.mt.gov.br