O cluster é uma embarcação de 18 metros de comprimento e 3,6 metros de diâmetro colocada sob pressão no fundo do mar na costa da ilha de Hainan, no sul do país, informou a CCTV, acrescentando que o cluster pode acomodar mais de 400 data centers de alto desempenho com poder de computação equivalente a cerca de 30.000 computadores de jogos de alto desempenho funcionando simultaneamente.
A embarcação atualmente contém servidores de placa gráfica de alto desempenho, disse o gerente-geral do projeto Hainan Undersea Data Center, Pu Ding, à CCTV.
“O poder de computação pode suportar um assistente inteligente baseado no DeepSeek para lidar com solicitações de mais de 7.000 usuários por segundo, incluindo perguntas e respostas”, disse Pu, segundo a emissora.
O cluster usa água do mar como uma fonte natural de resfriamento para melhorar a eficiência da computação, economizando grandes quantidades de água doce e eletricidade, disse a CCTV, acrescentando que cerca de dez empresas já assinaram contratos com o projeto.
O cluster será usado para treinar modelos de inteligência artificial (IA), modelagem industrial, desenvolvimento de jogos e pesquisa científica marinha.
Fonte: sputniknewsbrasil