Economia brasileira encolhe 0,3% em julho, aponta monitor da FGV


A economia brasileira encolheu 0,3% em julho de 2023 em relação a junho, informou o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). Na comparação com julho de 2022, o PIB cresceu 1,8%.

A retração de julho foi puxada por quedas em todas as atividades econômicas: agropecuária (-2,4%), indústria (-0,2%) e serviços (-0,1%).

O consumo das famílias, que havia crescido nos cinco meses anteriores, também recuou 0,1% em julho. A formação bruta de capital fixo (FBCF), que mede os investimentos no país, caiu 2,5%.

<!–

if (!window.IS_SUBSCRIBER) {
let temScript = document.createElement(‘script’);
temScript.src = ‘https://widgets.outbrain.com/outbrain.js’;
temScript.async= true;
document.getElementsByTagName(‘head’)[0].append(temScript);
}
–>


<!–

if (!window.IS_SUBSCRIBER) {
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘div-gpt-ad-1683282486229-0’); });
}

–>

A coordenadora do Monitor do PIB da FGV Ibre, Juliana Trece, destacou que a retração do consumo das famílias é um alerta para a sustentabilidade do crescimento econômico no segundo semestre de 2023.

“A retração do consumo das famílias é a primeira após cinco meses consecutivos de crescimento e ocorreu de forma disseminada entre os tipos de consumo”, disse Trece. “Embora a economia tenha apresentado resiliência do crescimento no primeiro semestre do ano, o resultado de julho, acende alerta sobre a sustentabilidade do mesmo patamar de crescimento no restante de 2023.”

A FGV Ibre estima que o PIB do Brasil cresça 2,7% em 2023.

Fonte: gazetabrasil

Anteriores IBGE: pecuária brasileira colecionou recordes em 2022
Próxima Arrecadação federal cai 4,14% e chega a R$ 172,78 bilhões em agosto