Bernie Ecclestone e sua esposa, Fabiana Flosi, tiveram um papel importante para que Gabriel Bortoleto conseguisse um lugar na Fórmula 1 com a Audi em 2025. A equipe Sauber-Audi confirmou que Bortoleto vai substituir Valtteri Bottas no próximo ano. Fabiana, que é vice-presidente de esportes da FIA, explicou: “O pai do Gabriel nos agradeceu pela ajuda. Abrimos algumas portas para ele na Audi-Sauber”, contou ao jornal suíço Blick.
Ecclestone, que atualmente passa sua aposentadoria em uma plantação de café no Brasil, também comentou sobre o futuro do piloto: “O importante para ele agora é que ele procure um apartamento perto da fábrica (Sauber)”, afirmou.
Além da chegada de Bortoleto, surgiram rumores de que a Audi está em processo de vender uma participação na equipe para o fundo soberano do Catar, o que poderia resultar em um acordo de patrocínio com a Qatar Airways. No entanto, um porta-voz da Sauber desmentiu essas especulações, afirmando que “a equipe não está à venda”.
Quanto a Bortoleto, que vai estrear na F1 em 2025 e vai competir diretamente com Fernando Alonso, que é dono da empresa A14 e responsável pela gestão do piloto brasileiro. O chefe da Audi, Mattia Binotto, disse que Alonso não teve influência na escolha de Bortoleto: “Eu conheço bem o Fernando, mas ele nunca tentou me convencer a escolher o Gabriel. Foi o próprio Gabriel quem me convenceu”, afirmou Binotto.
Binotto também comentou que a decisão não foi fácil, já que Bottas, é bem respeitado dentro da equipe: “Valtteri conhece o time. Sabemos que ele ainda é muito rápido e muito em forma. Ele é muito respeitado aqui. Mas, em algum momento, tivemos que tomar uma decisão. Sempre ficou claro que precisávamos contar com um jovem piloto para a longa jornada com a Audi,” disse Binotto.
Por fim, Ecclestone, de 94 anos, expressou surpresa pela Sauber ainda estar ativa na F1, destacando a perseverança da equipe suíça: “Uma vez eu disse a Peter (Sauber) que a Suíça é uma ilha para a Fórmula 1, e admiro sua perseverança. Agora, a Audi está chegando, mas os alemães talvez nem estejam infelizes com o interesse do Catar,” comentou Ecclestone.
Fonte: f1mania