Durante comício em SP, Lula diz que nunca entendeu derrota de Haddad em eleição


Lula comparou a corrida atual com eleições passadas em que candidatos progressistas não foram eleitos.

“Eu nunca consegui compreender por que o Haddad não foi reeleito prefeito de São Paulo”, disse, afirmando também que ele deveria ter sido eleito presidente em 2018, quando concorreu com Jair Bolsonaro (PL).

O chefe de Estado afirmou, inclusive, que a imprensa teve participação na derrota de Haddad para os governos de direita.
Lula também relembrou seu primeiro contato com Guilherme Boulos, em 2005, durante um protesto. Lula afirmou que, ao invés de se irritar, preferiu conversar e, desde então, reconhece a qualidade da militância política de Boulos.
“Eu conheci o Boulos, fazendo protesto na frente do meu apartamento em São Bernardo do Campo. Ao invés de eu ficar nervoso, nós conversamos e eu passei a conhecer a qualidade de militância política do companheiro Boulos.”
A presença de Lula marca a primeira participação oficial e direta do petista na campanha, que tem Marta Suplicy (PT), ex-prefeita da capital, como vice na chapa.
Além de Lula, o ministro da Fazenda e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também esteve presente, além dos ministros Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Agricultura Familiar), Silvio de Almeida (Direitos Humanos) e parlamentares paulistas.
A eleição de Boulos é considerada uma prioridade para Lula e o PT, não apenas pelas eleições municipais de outubro em si, mas também como uma estratégia para o cenário político das eleições presidenciais de 2026.
A aliança entre PSOL e PT visa fortalecer o campo progressista na maior cidade do país.

Quem está na frente nas eleições municipais de SP?

Na capital paulista, a disputa pela prefeitura está dividida. Boulos enfrenta o atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), que tem o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Segundo pesquisa recente do instituto Paraná Pesquisas, Nunes lidera com 24,1% das intenções de voto, seguido de perto por Boulos, com 21,9%.
O candidato Pablo Marçal (PRTB) também se destaca, registrando 17,9% nas intenções de voto e mostrando crescimento nas últimas semanas.
Nunes, pela manhã, realizou adesivaço em Interlagos e visitou o Instituto Bacarelli, no Ipiranga. Ele também participou de caminhada em Heliópolis.
Marçal participou de motociata pela manhã na Avenida Miguel Ignácio Curi, em Itaquera.
O apresentador José Luiz Datena (PSDB) gravou programa eleitoral e Tabata Amaral (PSB) fez atividades de campanha no Mercado Municipal da Lapa.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores F1: Haas quita dívida com Uralkali e poderá ir para Monza
Próxima “Governador sempre apresenta soluções para as nossas demandas”, afirma presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativo